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GESTÃO DEMOCRÁTICA: DESAFIOS E EXPECTATIVAS DOS DIRETORES NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO MATEUS/ES

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Dissertação de Mestrado (834.1Kb)
Data
2017-12-08
Autor
MEDINA, FERNANDO
Metadata
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Resumo
O estudo relata a persistência da cultura política conservadora, a despeito de mudanças partidárias e legais. O foco é o município de São Mateus, no Espirito Santo. Por localizar-se em uma região marcada pelo histórico político de construção pedagógica e administrativa no âmbito educacional, o interesse em focalizar o município é captar as possibilidades efetivas de mudanças a partir de discussões e coletas de dados entre gestores escolares com diversas realidades em nossa região. Em 2006, a partir da aprovação do Plano de Cargos e Salários ocorreram mudanças na administração municipal, prometendo uma gestão mais democrática da máquina pública como um todo, e nas escolas em particular. O estudo descreveu e analisou a construção dos trâmites dessa gestão escolar - que se autodenomina democrática - no cotidiano da rede municipal de São Mateus/ES, no período de 2001 a 2016, a fim de perceber se as características básicas de um processo de gestão democrática foram fortalecidas. Observou-se alguns avanços, como o crescimento relevante da abrangência da rede no município. Em contrapartida, percebeu-se que muitos traços da cultura política-pedagógica anterior ainda se mantêm e que há pouca participação dos segmentos escolares na gestão das unidades. Atualmente inexistente o processo eletivo para diretores e predomina a nomeação dos cargos de diretores escolares, associação escola comunidade e reuniões com responsáveis e professores.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/852
Collections
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

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