GESTÃO DEMOCRÁTICA: DESAFIOS E EXPECTATIVAS DOS DIRETORES NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO MATEUS/ES
Resumo
O estudo relata a persistência da cultura política conservadora, a despeito de
mudanças partidárias e legais. O foco é o município de São Mateus, no Espirito Santo.
Por localizar-se em uma região marcada pelo histórico político de construção
pedagógica e administrativa no âmbito educacional, o interesse em focalizar o
município é captar as possibilidades efetivas de mudanças a partir de discussões e
coletas de dados entre gestores escolares com diversas realidades em nossa região.
Em 2006, a partir da aprovação do Plano de Cargos e Salários ocorreram mudanças
na administração municipal, prometendo uma gestão mais democrática da máquina
pública como um todo, e nas escolas em particular. O estudo descreveu e analisou a
construção dos trâmites dessa gestão escolar - que se autodenomina democrática -
no cotidiano da rede municipal de São Mateus/ES, no período de 2001 a 2016, a fim
de perceber se as características básicas de um processo de gestão democrática
foram fortalecidas. Observou-se alguns avanços, como o crescimento relevante da
abrangência da rede no município. Em contrapartida, percebeu-se que muitos traços
da cultura política-pedagógica anterior ainda se mantêm e que há pouca participação
dos segmentos escolares na gestão das unidades. Atualmente inexistente o processo
eletivo para diretores e predomina a nomeação dos cargos de diretores escolares,
associação escola comunidade e reuniões com responsáveis e professores.