Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorMEDINA, FERNANDO
dc.date.accessioned2021-08-31T18:58:25Z
dc.date.available2021-08-31T18:58:25Z
dc.date.issued2017-12-08
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/852
dc.description.abstractO estudo relata a persistência da cultura política conservadora, a despeito de mudanças partidárias e legais. O foco é o município de São Mateus, no Espirito Santo. Por localizar-se em uma região marcada pelo histórico político de construção pedagógica e administrativa no âmbito educacional, o interesse em focalizar o município é captar as possibilidades efetivas de mudanças a partir de discussões e coletas de dados entre gestores escolares com diversas realidades em nossa região. Em 2006, a partir da aprovação do Plano de Cargos e Salários ocorreram mudanças na administração municipal, prometendo uma gestão mais democrática da máquina pública como um todo, e nas escolas em particular. O estudo descreveu e analisou a construção dos trâmites dessa gestão escolar - que se autodenomina democrática - no cotidiano da rede municipal de São Mateus/ES, no período de 2001 a 2016, a fim de perceber se as características básicas de um processo de gestão democrática foram fortalecidas. Observou-se alguns avanços, como o crescimento relevante da abrangência da rede no município. Em contrapartida, percebeu-se que muitos traços da cultura política-pedagógica anterior ainda se mantêm e que há pouca participação dos segmentos escolares na gestão das unidades. Atualmente inexistente o processo eletivo para diretores e predomina a nomeação dos cargos de diretores escolares, associação escola comunidade e reuniões com responsáveis e professores.pt_BR
dc.subjectGestão escolar democrática. Políticas públicas em educação. Diretores das escolas municipais.pt_BR
dc.titleGESTÃO DEMOCRÁTICA: DESAFIOS E EXPECTATIVAS DOS DIRETORES NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO MATEUS/ESpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem