CONTRIBUIÇÕES DA FACULDADE VALE DO CRICARÉ PARA O DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO NORTE DO ESPÍRITO SANTO
Abstract
Existe uma intrínseca relação entre educação e desenvolvimento regional. A
educação é o ato ou método de instruir e assegurar os processos de desenvolvimento
intelectual, físico, social e moral do indivíduo, transmitindo-o de geração a geração.
Já o desenvolvimento regional pode ser considerado uma assistência ou estímulo
econômico, social, político, cultural ou educacional dado a uma determinada região.
É possível afirmar que certo indivíduo se torna capaz de propor reflexões e
intervenções significativas em sua comunidade, tornando-a um espaço de
crescimento em suas variadas instâncias quando se investe na formação profissional
dele. É nessa vertente que surgiu a problemática da pesquisa, em que se questiona
de que maneira a oferta do Ensino Superior pode contribuir para o desenvolvimento
regional. Para tanto, a pesquisa objetivou analisar as contribuições do Ensino Superior
ofertado pela Instituições de Ensino Superior (IES) privadas para o desenvolvimento
de um município e região em suas diversas perspectivas, bem como identificar o perfil
dos acadêmicos que ingressaram em dada instituição no ano de 2016, além de buscar
soluções pedagógicas que possam contribuir para a formação do profissional,
partindo-se de um estudo de caso feito na Faculdade Vale do Cricaré. Essa pesquisa
é de cunho exploratório com levantamento bibliográfico que sustenta a visão teórica
da pesquisa. Na visão prática, se consolida por meio da aplicação de questionários
para a análise de um estudo de caso com caráter descritivo e com método de
procedimento qualitativo e visão quantitativa por meio de dados quantificáveis a fim
de traçar o perfil de uma dada população. Na pesquisa realizada identificou-se que
existe uma íntima relação entre o desenvolvimento regional e a oferta do Ensino
Superior pelas IES Privadas, pois elas têm apresentado oportunidades de formação
continuada a uma parcela relevante da população de municípios distantes das capitais
e de grandes centros ao Ensino Superior e, em especial, pessoas em condições
econômicas mais vulneráveis. Ademais elas têm ampliado a inserção de pessoas com
mais idade do gênero feminino nesta etapa da educação, bem como têm contribuído
para a promoção de projetos e ações que cooperem para uma formação significativa
do acadêmico e que atenda às demandas sociais, políticas e econômicas em prol do
desenvolvimento do município de São Mateus, ES e região