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dc.contributor.authorOLIVEIRA, EDUARDO
dc.date.accessioned2021-08-31T18:50:23Z
dc.date.available2021-08-31T18:50:23Z
dc.date.issued2017-12-15
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/849
dc.description.abstractExiste uma intrínseca relação entre educação e desenvolvimento regional. A educação é o ato ou método de instruir e assegurar os processos de desenvolvimento intelectual, físico, social e moral do indivíduo, transmitindo-o de geração a geração. Já o desenvolvimento regional pode ser considerado uma assistência ou estímulo econômico, social, político, cultural ou educacional dado a uma determinada região. É possível afirmar que certo indivíduo se torna capaz de propor reflexões e intervenções significativas em sua comunidade, tornando-a um espaço de crescimento em suas variadas instâncias quando se investe na formação profissional dele. É nessa vertente que surgiu a problemática da pesquisa, em que se questiona de que maneira a oferta do Ensino Superior pode contribuir para o desenvolvimento regional. Para tanto, a pesquisa objetivou analisar as contribuições do Ensino Superior ofertado pela Instituições de Ensino Superior (IES) privadas para o desenvolvimento de um município e região em suas diversas perspectivas, bem como identificar o perfil dos acadêmicos que ingressaram em dada instituição no ano de 2016, além de buscar soluções pedagógicas que possam contribuir para a formação do profissional, partindo-se de um estudo de caso feito na Faculdade Vale do Cricaré. Essa pesquisa é de cunho exploratório com levantamento bibliográfico que sustenta a visão teórica da pesquisa. Na visão prática, se consolida por meio da aplicação de questionários para a análise de um estudo de caso com caráter descritivo e com método de procedimento qualitativo e visão quantitativa por meio de dados quantificáveis a fim de traçar o perfil de uma dada população. Na pesquisa realizada identificou-se que existe uma íntima relação entre o desenvolvimento regional e a oferta do Ensino Superior pelas IES Privadas, pois elas têm apresentado oportunidades de formação continuada a uma parcela relevante da população de municípios distantes das capitais e de grandes centros ao Ensino Superior e, em especial, pessoas em condições econômicas mais vulneráveis. Ademais elas têm ampliado a inserção de pessoas com mais idade do gênero feminino nesta etapa da educação, bem como têm contribuído para a promoção de projetos e ações que cooperem para uma formação significativa do acadêmico e que atenda às demandas sociais, políticas e econômicas em prol do desenvolvimento do município de São Mateus, ES e regiãopt_BR
dc.subjectIES Privadas. Aportes regionais educacionais. Evolução regional.pt_BR
dc.titleCONTRIBUIÇÕES DA FACULDADE VALE DO CRICARÉ PARA O DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO NORTE DO ESPÍRITO SANTOpt_BR


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