CONDIÇÕES DE TRABALHO E IMPACTOS NA SAÚDE DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO
Abstract
A proposta deste estudo é abordar a incidência de doenças em docentes sob a ótica
do cotidiano de trabalho, tendo como enfoque duas escolas da Rede Pública
Estadual do Município de Nova Venécia-ES. A pesquisa foi baseada nos aspectos
teóricos sobre situações estressantes que acometem professores. O objetivo geral é
demonstrar que o estresse, a falta de qualidade de vida, de trabalho são situações
que prejudicam a saúde do professor do Ensino Médio. Os resultados obtidos
constatam que muitos fatores negativos são responsáveis por essa incidência,
como: horário de trabalho extenso, ausência de atividade física e envolvimento
emocional no trabalho. Entretanto, há melhorias quando o diagnóstico é realizado
precocemente e o professor busca recursos para tratamento especializado.
Concluímos que a prevenção ao estresse e outras causas que impactam na saúde
do professor, assim como a valorização profissional, podem melhorar as condições
de vida e de trabalho desse profissional.