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dc.contributor.authorTAMIASSO, DOUGLAS
dc.date.accessioned2021-08-31T18:47:13Z
dc.date.available2021-08-31T18:47:13Z
dc.date.issued2018-03-09
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/848
dc.description.abstractA proposta deste estudo é abordar a incidência de doenças em docentes sob a ótica do cotidiano de trabalho, tendo como enfoque duas escolas da Rede Pública Estadual do Município de Nova Venécia-ES. A pesquisa foi baseada nos aspectos teóricos sobre situações estressantes que acometem professores. O objetivo geral é demonstrar que o estresse, a falta de qualidade de vida, de trabalho são situações que prejudicam a saúde do professor do Ensino Médio. Os resultados obtidos constatam que muitos fatores negativos são responsáveis por essa incidência, como: horário de trabalho extenso, ausência de atividade física e envolvimento emocional no trabalho. Entretanto, há melhorias quando o diagnóstico é realizado precocemente e o professor busca recursos para tratamento especializado. Concluímos que a prevenção ao estresse e outras causas que impactam na saúde do professor, assim como a valorização profissional, podem melhorar as condições de vida e de trabalho desse profissional.pt_BR
dc.subjectDoenças. Condições de trabalho.Prevenção. Valorização.pt_BR
dc.titleCONDIÇÕES DE TRABALHO E IMPACTOS NA SAÚDE DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIOpt_BR


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