ANÁLISE DO DESEMPENHO ACADÊMICO DE ALUNOS COTISTAS E NÃO COTISTAS DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo responder à problemática de quais são as
diferenças no desempenho acadêmico dos discentes cotistas em relação aos não
cotistas e se ambos são compatíveis em qualidade na sua formação para ingressar
no mercado de trabalho com igualdade como propõe a Lei das Cotas (Lei no 12.711,
de 29 de agosto de 2012). Através da investigação do perfil do discente cotista
comparado ao aluno não cotista dentro do curso de Fisioterapia da Universidade
Federal do Espírito Santo – UFES, entre o período de 2009/1 a`2015/2. O tema está
contextualizado na atual dinâmica dos debates, dentro e fora das universidades,
devido a toda problematização gerada em torno do número total de vagas
reservados pelo governo aos alunos beneficiados pela lei. A investigação acadêmica
oferece a produção de dados mais assertivos, que transcendem o senso comum e
permitem uma análise fundamentada sobre o tema. Foram utilizadas informações
levantadas na Pró-reitoria de Graduação do curso estudado. A pesquisa tem uma
abordagem quantitativa e quantitativa descritiva ao comparar o desempenho
acadêmico – através dos coeficiente de rendimento normalizado (CRN) e coeficiente
de rendimento acumulado (CRA), tempo de conclusão de curso, e índice de
abandono; e os perfis sócios econômicos dos cotistas e não cotistas, para descrever
os dados analisados. Esta pesquisa também possui um caráter confirmatório, pelo
fato de que se testou a hipótese de diferenças entre dois grupos: cotistas e não
cotistas. A distribuição das variáveis contínuas quanto à normalidade foi investigada
por meio da aplicação do teste de Shapiro-Wilk. Como todas essas variáveis não
apresentaram distribuição normal foi utilizado o teste não-paramétrico de Mann Whitney para comparação das médias. As variáveis categóricas foram comparadas
através do teste de quiquadrado. As variáveis contínuas foram apresentadas em
média e desvio padrão (DP) e as categóricas em valor absoluto e frequência. Foi
considerado um nível de significância <0,05 (valor de p). Os dados coletados foram
analisados com auxílio do software IBM Statistical Package for the Social Sciences
(SPSS) versão 20.0 Pelo resultado encontrado no curso, não há diferença entre os
alunos não-cotistas e cotistas no coeficiente de rendimento e no número de
semestres para se formar, bem como no número de semestres cursados pelos
alunos que evadiram. Também não há diferença no coeficiente de rendimento entre
os alunos não-cotistas e cotistas que ainda estão em curso.