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dc.contributor.authorLOPES, CINARA
dc.date.accessioned2021-08-31T18:43:50Z
dc.date.available2021-08-31T18:43:50Z
dc.date.issued2017-10-20
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/847
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo responder à problemática de quais são as diferenças no desempenho acadêmico dos discentes cotistas em relação aos não cotistas e se ambos são compatíveis em qualidade na sua formação para ingressar no mercado de trabalho com igualdade como propõe a Lei das Cotas (Lei no 12.711, de 29 de agosto de 2012). Através da investigação do perfil do discente cotista comparado ao aluno não cotista dentro do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, entre o período de 2009/1 a`2015/2. O tema está contextualizado na atual dinâmica dos debates, dentro e fora das universidades, devido a toda problematização gerada em torno do número total de vagas reservados pelo governo aos alunos beneficiados pela lei. A investigação acadêmica oferece a produção de dados mais assertivos, que transcendem o senso comum e permitem uma análise fundamentada sobre o tema. Foram utilizadas informações levantadas na Pró-reitoria de Graduação do curso estudado. A pesquisa tem uma abordagem quantitativa e quantitativa descritiva ao comparar o desempenho acadêmico – através dos coeficiente de rendimento normalizado (CRN) e coeficiente de rendimento acumulado (CRA), tempo de conclusão de curso, e índice de abandono; e os perfis sócios econômicos dos cotistas e não cotistas, para descrever os dados analisados. Esta pesquisa também possui um caráter confirmatório, pelo fato de que se testou a hipótese de diferenças entre dois grupos: cotistas e não cotistas. A distribuição das variáveis contínuas quanto à normalidade foi investigada por meio da aplicação do teste de Shapiro-Wilk. Como todas essas variáveis não apresentaram distribuição normal foi utilizado o teste não-paramétrico de Mann Whitney para comparação das médias. As variáveis categóricas foram comparadas através do teste de quiquadrado. As variáveis contínuas foram apresentadas em média e desvio padrão (DP) e as categóricas em valor absoluto e frequência. Foi considerado um nível de significância <0,05 (valor de p). Os dados coletados foram analisados com auxílio do software IBM Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 20.0 Pelo resultado encontrado no curso, não há diferença entre os alunos não-cotistas e cotistas no coeficiente de rendimento e no número de semestres para se formar, bem como no número de semestres cursados pelos alunos que evadiram. Também não há diferença no coeficiente de rendimento entre os alunos não-cotistas e cotistas que ainda estão em curso.pt_BR
dc.subjectPolíticas Afirmativas, Cotas, Desenvolvimento, Social, Econômicopt_BR
dc.titleANÁLISE DO DESEMPENHO ACADÊMICO DE ALUNOS COTISTAS E NÃO COTISTAS DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFESpt_BR


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