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TRILHA TEMÁTICA COMO ESPAÇO NÃO FORMAL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – CAMPUS ITAPINA

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Dissertação de Mestrado (1.732Mb)
Data
2017-12-08
Autor
PAULA, RICARDO
Metadata
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Resumo
A prática de atividades não formais tem sido vista como enriquecedora dos currículos formais, constituindo-se numa ferramenta de grande potencial pedagógico abrindo um leque infindável de opções para educandos e educadores que a educação formal, bancária e compartimentada, sozinha não dimensiona se não estiver associada a uma não formalidade capaz de integrar a teoria à prática. O presente trabalho estudou o uso das atividades não formais em aulas de campo com o objetivo de analizar a influência das demandas socioambientais identificadas por meio das intervenções pedagógicas vivenciadas nas Trilhas Temáticas (TT’s) do IFES - Campus Itapina, nas variações atitudinais pró ambiente, no aprendizado de conceitos da Educação Ambiental e na comunicação em diversas linguagens visando a preservação do patrimônio público histórico-cultural e sócio-político-ambiental. Ao participar das TT’s o educando, com abstrações cognitivas significativas, aponta e sugere conteúdos de aulas de campo com intervenções de baixo custo essenciais, viáveis, necessárias e urgentes no espaço fenomenológico local para minimizar o impacto da ação antrópica sobre a paisagem, o que desencadeia a auto-produção científica, individual e coletiva de um guía didático socioambiental. Foram quantificados a variação no conhecimento, na comunicação e nas atitudes do grupo de educandos analisados, utilizando-se questionários antes e depois das atividades não formais vivenciadas nas TT’s do IFES. Para quantificar essas mudanças fez-se uso de um método de escalas visuais analógicas (EVA). Os resultados obtidos permitiram concluir que as atividades não formais que levam os alunos ao contato direto com o fenômeno apresentam resultados positivos excelentes na construção dos conceitos e linguagens da Educação Ambiental (EA) e nas mudanças de atitudes e sentimentos.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/838
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

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