SABERES MATEMÁTICOS PRODUZIDOS POR ALUNOS COM INDÍCIOS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA DISCIPLINA DE CÁLCULO I
Resumo
A presente pesquisa objetiva apontar como são identificados, assistidos e realizados
trabalhos junto aos alunos com indícios de Altas Habilidades/Superdotação,
problematizando os saberes matemáticos produzidos por eles em uma escola
pública de referência do Espírito Santo, a EEEM Professor Fernando Duarte Rabelo,
localizado no município de Vitória/ES, e sua relação com as práticas inclusivas
proporcionadas para essa modalidade de ensino, Utilizando metodologia de
pesquisa-ação, o estudo mostrou etapas que envolveram desde a entrada do
professor de Altas Habilidades/Superdotação na sala de recursos da escola no início
do ano letivo até a descoberta e a análise dos alunos com elevado potencial
intelectual e artístico que foram descobertos e indicados pelo corpo docente da
escola ou pela família. No contexto de identificação de um aluno alto habilidoso
surgem também quais seriam as possíveis e importantes discussões a serem
apontadas sobre os saberes produzidos pelos estudantes selecionados nas
atividades diversificadas propostas no contraturno, realizadas na escola ou em
outros setores da sociedade (de forma gratuita) que viessem contribuir para o
enriquecimento do conhecimento. Inicialmente, também foi exposta uma breve
abordagem, apoiando-se nas literaturas conhecidas que tratam do tema em questão,
indicativos e formas, para se observar e conduzir o tratamento do aluno com elevado
potencial. Foram apontados os indicadores de aprendizado e de desenvolvimento
decorrentes dos atendimentos realizados por essa instituição de ensino pública e
que resultaram no aperfeiçoamento dos talentos e, consequentemente, da melhoria
no futuro desses alunos. Conclui-se nesse estudo que ao serem estimulados nas
suas habilidades em matemática, por meio das atividades enriquecedoras ofertadas
nessa modalidade de ensino pela escola e que oportuniza desenvolver os talentos
de acordo com o comprometimento, a construção de novas ideias a partir do
pensamento divergente vivenciado nas aulas ou projetos extra sala de aula, que
houve um avanço significativo no desenvolvimento intelectual ou artístico desses
estudantes.