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SABERES MATEMÁTICOS PRODUZIDOS POR ALUNOS COM INDÍCIOS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA DISCIPLINA DE CÁLCULO I

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Dissertação de Mestrado (2.829Mb)
Data
2016-10-08
Autor
RIZO, WELINGTON
Metadata
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Resumo
A presente pesquisa objetiva apontar como são identificados, assistidos e realizados trabalhos junto aos alunos com indícios de Altas Habilidades/Superdotação, problematizando os saberes matemáticos produzidos por eles em uma escola pública de referência do Espírito Santo, a EEEM Professor Fernando Duarte Rabelo, localizado no município de Vitória/ES, e sua relação com as práticas inclusivas proporcionadas para essa modalidade de ensino, Utilizando metodologia de pesquisa-ação, o estudo mostrou etapas que envolveram desde a entrada do professor de Altas Habilidades/Superdotação na sala de recursos da escola no início do ano letivo até a descoberta e a análise dos alunos com elevado potencial intelectual e artístico que foram descobertos e indicados pelo corpo docente da escola ou pela família. No contexto de identificação de um aluno alto habilidoso surgem também quais seriam as possíveis e importantes discussões a serem apontadas sobre os saberes produzidos pelos estudantes selecionados nas atividades diversificadas propostas no contraturno, realizadas na escola ou em outros setores da sociedade (de forma gratuita) que viessem contribuir para o enriquecimento do conhecimento. Inicialmente, também foi exposta uma breve abordagem, apoiando-se nas literaturas conhecidas que tratam do tema em questão, indicativos e formas, para se observar e conduzir o tratamento do aluno com elevado potencial. Foram apontados os indicadores de aprendizado e de desenvolvimento decorrentes dos atendimentos realizados por essa instituição de ensino pública e que resultaram no aperfeiçoamento dos talentos e, consequentemente, da melhoria no futuro desses alunos. Conclui-se nesse estudo que ao serem estimulados nas suas habilidades em matemática, por meio das atividades enriquecedoras ofertadas nessa modalidade de ensino pela escola e que oportuniza desenvolver os talentos de acordo com o comprometimento, a construção de novas ideias a partir do pensamento divergente vivenciado nas aulas ou projetos extra sala de aula, que houve um avanço significativo no desenvolvimento intelectual ou artístico desses estudantes.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/832
Collections
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

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