A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PAPEL DO EDUCADOR NA CULTURA DA SUSTENTABILIDADE
Abstract
Esta pesquisa fundamentou-se nos conceitos de Educação Ambiental e
Sustentabilidade, buscando despertar a criticidade e a sensibilidade nos alunos da
EMEF “Professora Maria Inês Della Valentina”, levando-os ao desenvolvimento da
cultura da sustentabilidade, por meio de ações pedagógicas direcionadas para a
inserção da cultura da sustentabilidade e o seu uso permanente no cotidiano escolar
e social. Para tanto, foi indispensável uma aproximação interdisciplinar, envolvendo a
educação ambiental. O referencial teórico tem como base autores da área de
Educação Ambiental e Sustentabilidade, com aplicação dos conceitos e seu uso no
meio ambiente. No desenvolvimento desta pesquisa, foi aplicado um questionário
semiestruturado, onde os pesquisados puderam expor seus conhecimentos
concernentes à Educação Ambiental. A metodologia possui uma abordagem
qualitativa e quantitativa, buscando informações originais no que se refere à realidade
da sociedade e às probabilidades de discutir transformação, envolvendo toda
comunidade escolar (alunos, professores, demais funcionários, pais e/ ou
responsáveis), contribuindo assim, para a implantação da bioconsciência, por meio de
um envolvimento educativo, cujo alvo metodológico é criar, reconstruir, agregar,
conciliar as intenções e valores das ações cotidianas em relação ao grande interesse
de preservação do meio ambiente. Dessa forma, foram desenvolvidas diversas ações
onde os alunos vivenciaram a importância e necessidade da sustentabilidade com
comprometimento ambiental, possibilitando o conhecimento e o saber crítico
contextualizado.