• English
    • español
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PAPEL DO EDUCADOR NA CULTURA DA SUSTENTABILIDADE

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação de Mestrado (1.808Mb)
Data
2016-10-07
Autor
BAIÔCO, VALDINÉIA
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta pesquisa fundamentou-se nos conceitos de Educação Ambiental e Sustentabilidade, buscando despertar a criticidade e a sensibilidade nos alunos da EMEF “Professora Maria Inês Della Valentina”, levando-os ao desenvolvimento da cultura da sustentabilidade, por meio de ações pedagógicas direcionadas para a inserção da cultura da sustentabilidade e o seu uso permanente no cotidiano escolar e social. Para tanto, foi indispensável uma aproximação interdisciplinar, envolvendo a educação ambiental. O referencial teórico tem como base autores da área de Educação Ambiental e Sustentabilidade, com aplicação dos conceitos e seu uso no meio ambiente. No desenvolvimento desta pesquisa, foi aplicado um questionário semiestruturado, onde os pesquisados puderam expor seus conhecimentos concernentes à Educação Ambiental. A metodologia possui uma abordagem qualitativa e quantitativa, buscando informações originais no que se refere à realidade da sociedade e às probabilidades de discutir transformação, envolvendo toda comunidade escolar (alunos, professores, demais funcionários, pais e/ ou responsáveis), contribuindo assim, para a implantação da bioconsciência, por meio de um envolvimento educativo, cujo alvo metodológico é criar, reconstruir, agregar, conciliar as intenções e valores das ações cotidianas em relação ao grande interesse de preservação do meio ambiente. Dessa forma, foram desenvolvidas diversas ações onde os alunos vivenciaram a importância e necessidade da sustentabilidade com comprometimento ambiental, possibilitando o conhecimento e o saber crítico contextualizado.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/828
Collections
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

Entrar

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião