O desafio de ser professor no Ensino Superior no curso de Direito: um estudo de caso na FACE – Aracruz/ES
Resumo
O presente trabalho teve como principais objetivos investigar quais são as
exigências atuais para o exercício na docência no ensino superior, em um estudo
realizado com o curso de Direito, de uma Instituição de Ensino privada, no município
de Aracruz/ES e verificar como os professores do curso de Direito desenvolvem sua
identidade docente no processo acadêmico superior com as exigências atuais. O
estudo realiza uma revisão de literatura e pesquisa de campo de caráter qualitativa e
quantitativa. Para realizar tal pesquisa, percorreu-se Behrens (2010), Freire (1996),
Libâneo (2008), Masetto (2008), Morin (2004), Pimenta & Anastasiou (2010), Schön
(2000) e Vasconcelos (2000), que revelam novos paradigmas e a necessidade da
consciência reflexiva do profissional docente. Nesta perspectiva, frente ao quadro
atual da educação em que estão os professores dos cursos de Direito, fez-se
oportuno analisar como esses profissionais desenvolvem o ensino, orientam a
aprendizagem dos alunos, como refletem sobre suas ações docentes e como se
identificam. Verificou-se que inserido no desafio de ser professor no ensino superior,
destacam-se dentre as exigências que enfrenta, uma preparação pedagógica,
acompanhada da necessidade de se tornar um professor reflexivo quanto a sua
prática. A profissão docente exige competências específicas, para tanto, é preciso
que o professor invista na formação continuada em sua área, mas também que se
dedique aos saberes pedagógicos, que o habilite a lecionar, capacitando-o para lidar
com as mais inusitadas situações da prática docente.