• English
    • español
    • português (Brasil)
  • español 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O desafio de ser professor no Ensino Superior no curso de Direito: um estudo de caso na FACE – Aracruz/ES

Thumbnail
Ver/
Dissertação de Mestrado (1.340Mb)
Fecha
2016-10-07
Autor
MENEZES, KATHE REGINA
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
O presente trabalho teve como principais objetivos investigar quais são as exigências atuais para o exercício na docência no ensino superior, em um estudo realizado com o curso de Direito, de uma Instituição de Ensino privada, no município de Aracruz/ES e verificar como os professores do curso de Direito desenvolvem sua identidade docente no processo acadêmico superior com as exigências atuais. O estudo realiza uma revisão de literatura e pesquisa de campo de caráter qualitativa e quantitativa. Para realizar tal pesquisa, percorreu-se Behrens (2010), Freire (1996), Libâneo (2008), Masetto (2008), Morin (2004), Pimenta & Anastasiou (2010), Schön (2000) e Vasconcelos (2000), que revelam novos paradigmas e a necessidade da consciência reflexiva do profissional docente. Nesta perspectiva, frente ao quadro atual da educação em que estão os professores dos cursos de Direito, fez-se oportuno analisar como esses profissionais desenvolvem o ensino, orientam a aprendizagem dos alunos, como refletem sobre suas ações docentes e como se identificam. Verificou-se que inserido no desafio de ser professor no ensino superior, destacam-se dentre as exigências que enfrenta, uma preparação pedagógica, acompanhada da necessidade de se tornar um professor reflexivo quanto a sua prática. A profissão docente exige competências específicas, para tanto, é preciso que o professor invista na formação continuada em sua área, mas também que se dedique aos saberes pedagógicos, que o habilite a lecionar, capacitando-o para lidar com as mais inusitadas situações da prática docente.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/812
Colecciones
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias

 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

Acceder

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias