Mostrar el registro sencillo del ítem
O desafio de ser professor no Ensino Superior no curso de Direito: um estudo de caso na FACE – Aracruz/ES
dc.contributor.author | MENEZES, KATHE REGINA | |
dc.date.accessioned | 2021-08-30T19:41:34Z | |
dc.date.available | 2021-08-30T19:41:34Z | |
dc.date.issued | 2016-10-07 | |
dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/812 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como principais objetivos investigar quais são as exigências atuais para o exercício na docência no ensino superior, em um estudo realizado com o curso de Direito, de uma Instituição de Ensino privada, no município de Aracruz/ES e verificar como os professores do curso de Direito desenvolvem sua identidade docente no processo acadêmico superior com as exigências atuais. O estudo realiza uma revisão de literatura e pesquisa de campo de caráter qualitativa e quantitativa. Para realizar tal pesquisa, percorreu-se Behrens (2010), Freire (1996), Libâneo (2008), Masetto (2008), Morin (2004), Pimenta & Anastasiou (2010), Schön (2000) e Vasconcelos (2000), que revelam novos paradigmas e a necessidade da consciência reflexiva do profissional docente. Nesta perspectiva, frente ao quadro atual da educação em que estão os professores dos cursos de Direito, fez-se oportuno analisar como esses profissionais desenvolvem o ensino, orientam a aprendizagem dos alunos, como refletem sobre suas ações docentes e como se identificam. Verificou-se que inserido no desafio de ser professor no ensino superior, destacam-se dentre as exigências que enfrenta, uma preparação pedagógica, acompanhada da necessidade de se tornar um professor reflexivo quanto a sua prática. A profissão docente exige competências específicas, para tanto, é preciso que o professor invista na formação continuada em sua área, mas também que se dedique aos saberes pedagógicos, que o habilite a lecionar, capacitando-o para lidar com as mais inusitadas situações da prática docente. | pt_BR |
dc.subject | Docência no Ensino Superior, Prática Docente, Competência Pedagógica. | pt_BR |
dc.title | O desafio de ser professor no Ensino Superior no curso de Direito: um estudo de caso na FACE – Aracruz/ES | pt_BR |