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EFEITOS DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE HÁBITOS ALIMENTARES

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Dissertação de Mestrado (1.623Mb)
Data
2016-11-18
Autor
BRITO, JOSIANE
Metadata
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Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo geral elaborar uma sequência didática sobre os conceitos de bioquímica e nutrição, verificando a percepção de alunos do ensino médio diante de uma possibilidade de uma vida mais saudável. Apesar da preocupação com desenvolvimento educacional, ainda há lacunas a serem preenchidas. Os jovens da atualidade apresentam dificuldade em fazer conexão entre o que aprendem e os hábitos alimentares desenvolvidos no dia a dia. A vivência como docente e o olhar curioso de pesquisadora permitiram observar que os discentes do Ensino Médio apresentam maus hábitos alimentares, pois não associam bem o conhecimento adquirido, estando assim sujeitos a uma alimentação pobre em nutrientes. Dessa forma, percebeu-se a necessidade de promover um trabalho pedagógico que conscientizasse esses alunos a fim de que supram essa deficiência. Nesse sentido, a presente investigação focalizou os hábitos alimentares saudáveis. Utilizou-se a metodologia Pesquisa – ação. O corpus da pesquisa é composto por uma sequência didática sobre bioquímica e nutrição. O diagnóstico foi constituído de questionários respondidos por 35 alunos do 2º ano do Ensino Médio durante o ano letivo 2016. Para a análise dos dados deste estudo qualitativo, buscamos apoio, em diferentes teóricos além de contribuições mais recentes que têm enriquecido as noções de hábitos alimentares saudáveis. A análise dos questionários está centrada na conexão entre os hábitos alimentares não saudáveis e a alfabetização científica aplicada à uma sequência didática. Os resultados da análise indicaram que a escola deve refletir e explorar os conhecimentos relacionados aos hábitos alimentares, para promoção de vida saudável. Essas habilidades precisam ser ensinadas e sistematizadas no currículo escolar, pois exigem a intervenção do professor, uma vez que não são adquiridas espontaneamente pelos discentes.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/811
Collections
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

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