Mostrar el registro sencillo del ítem
CLUSÃO DE ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA EEEFM “BARTOUVINO COSTA”, LINHARES – ES E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
dc.contributor.author | OLIVEIRA, FRANCINE | |
dc.date.accessioned | 2021-08-30T18:17:21Z | |
dc.date.available | 2021-08-30T18:17:21Z | |
dc.date.issued | 2016-06-03 | |
dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/806 | |
dc.description.abstract | Sabemos que uma educação para todos deve estar vinculada ao respeito à diversidade, onde as pessoas com ou sem limitações tenham acesso aos direitos básicos e indispensáveis à vida. Na condição de não mais enxergar, a pessoa passa por um processo de modificações em sua identidade, no seu dia a dia, nos contextos familiar e social, assim como no modo de perceber-se. A abordagem sobre como os deficientes visuais podem interagir no meio educacional escolar, é de extrema importância. Novas práticas pedagógicas e adaptações curriculares, que viabilizem o desempenho do trabalho em sala de aula, devem ser desenvolvidas e proporcionar aos alunos com deficiência ou não uma aprendizagem igualitária. Este estudo apresenta como objetivo pesquisar os problemas enfrentados por um aluno deficiente visual na EEEFM “Bartouvino Costa”, Linhares-ES, focando na aprendizagem de matemática. Foi desenvolvida no 3º ano da referida Instituição, tendo o aluno Geraldo como objeto da pesquisa, morador no município de Linhares, hoje com dezoito anos, estudante da referida escola desde os 10 anos de idade, quando cursava a 5ª série. O presente estudo também envolveu pessoas da comunidade escolar e família. No desenvolvimento dessa pesquisa buscou-se evidenciar tipos de ações facilitadoras, os diversos tipos de materiais adaptados para deficientes visuais, o processo de ensino-aprendizagem da Matemática e a realidade do deficiente visual no cotidiano da escola. Após a coleta dos dados percebemos que o processo de inclusão nas escolas precisa ser reestruturado, pois o professor não possui formação adequada para lidar com esse tipo de aluno. | pt_BR |
dc.subject | Aprendizado de Matemática. Deficiente Visual. Inclusão Escolar. | pt_BR |
dc.title | CLUSÃO DE ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA EEEFM “BARTOUVINO COSTA”, LINHARES – ES E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA | pt_BR |