EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: Um estudo de caso com alunos do Colégio Integração da cidade de Teixeira de Freitas – BA.
Abstract
A necessidade de estabelecer relações entre a Educação Física escolar e o tema
Educação Ambiental dentro da escola se dá através de dois fatores de extrema
importância: o atual contexto da educação ambiental dentro do ambiente escolar e a
importância do conhecimento corporal, das práticas pedagógicas e das atividades
lúdicas de caráter prático. O presente trabalho trata-se de um estudo de caso que
objetivou avaliar a percepção dos alunos de um colégio da rede particular da cidade
de Teixeira de Freitas acerca da temática Educação Ambiental e como a mesma
pode ser trabalhada nas aulas de Educação Física. A análise dos dados se deu
através da coleta de informações baseadas em um questionário aplicado. Os
resultados revelaram diferentes percepções sobre as concepções de problemas
ambientais, principalmente no que se diz respeito à preservação do meio ambiente
de maneira geral e preservação da cidade em que vivem. Foi constatado que as
aulas de Educação Física podem e devem inserir dentro de sua programação as
práticas esportivas na natureza como conteúdo. Os moradores e as autoridades
políticas, de acordo com os participantes, foram apontados como os principais
responsáveis pelos problemas ambientais da cidade. Espera-se que esse trabalho
auxilie na busca de ferramentas para reflexão no que se diz respeito à temática
ambiental dentro das aulas de Educação Física, incentivando novas pesquisas sobre
o tema em questão.