Show simple item record

dc.contributor.authorARAÚJO, AUGUSTO INÁCIO
dc.date.accessioned2021-08-27T18:47:34Z
dc.date.available2021-08-27T18:47:34Z
dc.date.issued2016-07-13
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/790
dc.description.abstractEste estudo teve por objetivo, medir a influência das vivências dos escolares, com os conteúdos do Currículo Básico Estadual do Ensino Médio da Secretaria de Educação do Espírito Santo (SEDU), no que tange a atividade física, sobre a composição corporal e o nível de atividade física dos alunos de Colatina-ES. Este estudo de natureza qualitativa e quantitativa, teve como amostra 63 (sessenta e três) alunos do ensino médio regular estadual, com 35 (trinta e cinco) moças (cinco por escola) e 28 (vinte e oito) rapazes (quatro por escola), sorteados aleatoriamente. Toda a amostra foi distribuída igualmente em todas as escolas participantes (nove por escola e três por ano). Na coleta dos dados ocorreu em todas as sete escolas de ensino médio regular estadual do perímetro urbano do município. Foram realizados: i) Pesquisa documental no Currículo Básico do Ensino Médio estadual; e nos Planos de Ensino das escolas para conferência da existência dos conteúdos referentes a atividade física; ii) Formulário aplicado aos escolares para medir o conhecimento sobre os temas contidos no Currículo Básico sobre atividade física; iii) Avaliação da composição corporal (RCQ, IMC e % de gordura; e vi) Avaliação do nível de atividade física fora da escola (IPAQ); vii) Questionário com um ex-alunos de cada escola (25 a 30anos); e viii) Avaliação do nível de atividade física dos ex-alunos (IPAQ). No questionário sobre as vivências dos escolares, houve predominância das respostas “Nunca ouvi falar” (32,3%). No IMC, a maioria (76,2%) dos escolares estavam em “eutrofia”. Em relação ao percentual de gordura, 49,2% dos escolares estavam acima do adequado. No RCQ, 74,6% estavam em “baixo risco”. E 65,1% dos escolares estavam e “alto nível de atividade física. Conclui-se que o nível de conhecimento do Currículo Básico do Ensino Médio, transmitido aos escolares sobre atividade física, nas aulas de Educação Física, pode influenciar na composição corporal e no nível de atividade física dos escolarespt_BR
dc.subjectCurrículo Básico do Ensino Médio Estadual. Obesidade na adolescência. Nível de atividade física.pt_BR
dc.titleA INFLUÊNCIA DO CURRÍCULO BÁSICO DO ENSINO MÉDIO ESTADUAL NA COMPOSIÇÃO CORPORAL E NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DOS ESCOLARES.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record