A INFLUÊNCIA DO CURRÍCULO BÁSICO DO ENSINO MÉDIO ESTADUAL NA COMPOSIÇÃO CORPORAL E NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DOS ESCOLARES.
Resumo
Este estudo teve por objetivo, medir a influência das vivências dos escolares, com os
conteúdos do Currículo Básico Estadual do Ensino Médio da Secretaria de Educação
do Espírito Santo (SEDU), no que tange a atividade física, sobre a composição
corporal e o nível de atividade física dos alunos de Colatina-ES. Este estudo de
natureza qualitativa e quantitativa, teve como amostra 63 (sessenta e três) alunos do
ensino médio regular estadual, com 35 (trinta e cinco) moças (cinco por escola) e 28
(vinte e oito) rapazes (quatro por escola), sorteados aleatoriamente. Toda a amostra
foi distribuída igualmente em todas as escolas participantes (nove por escola e três
por ano). Na coleta dos dados ocorreu em todas as sete escolas de ensino médio
regular estadual do perímetro urbano do município. Foram realizados: i) Pesquisa
documental no Currículo Básico do Ensino Médio estadual; e nos Planos de Ensino
das escolas para conferência da existência dos conteúdos referentes a atividade
física; ii) Formulário aplicado aos escolares para medir o conhecimento sobre os
temas contidos no Currículo Básico sobre atividade física; iii) Avaliação da
composição corporal (RCQ, IMC e % de gordura; e vi) Avaliação do nível de atividade
física fora da escola (IPAQ); vii) Questionário com um ex-alunos de cada escola (25 a
30anos); e viii) Avaliação do nível de atividade física dos ex-alunos (IPAQ). No
questionário sobre as vivências dos escolares, houve predominância das respostas
“Nunca ouvi falar” (32,3%). No IMC, a maioria (76,2%) dos escolares estavam em
“eutrofia”. Em relação ao percentual de gordura, 49,2% dos escolares estavam acima
do adequado. No RCQ, 74,6% estavam em “baixo risco”. E 65,1% dos escolares
estavam e “alto nível de atividade física. Conclui-se que o nível de conhecimento do
Currículo Básico do Ensino Médio, transmitido aos escolares sobre atividade física,
nas aulas de Educação Física, pode influenciar na composição corporal e no nível de
atividade física dos escolares