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A INFLUÊNCIA DO CURRÍCULO BÁSICO DO ENSINO MÉDIO ESTADUAL NA COMPOSIÇÃO CORPORAL E NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DOS ESCOLARES.

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Dissertação de Mestrado (1.232Mb)
Fecha
2016-07-13
Autor
ARAÚJO, AUGUSTO INÁCIO
Metadatos
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Resumen
Este estudo teve por objetivo, medir a influência das vivências dos escolares, com os conteúdos do Currículo Básico Estadual do Ensino Médio da Secretaria de Educação do Espírito Santo (SEDU), no que tange a atividade física, sobre a composição corporal e o nível de atividade física dos alunos de Colatina-ES. Este estudo de natureza qualitativa e quantitativa, teve como amostra 63 (sessenta e três) alunos do ensino médio regular estadual, com 35 (trinta e cinco) moças (cinco por escola) e 28 (vinte e oito) rapazes (quatro por escola), sorteados aleatoriamente. Toda a amostra foi distribuída igualmente em todas as escolas participantes (nove por escola e três por ano). Na coleta dos dados ocorreu em todas as sete escolas de ensino médio regular estadual do perímetro urbano do município. Foram realizados: i) Pesquisa documental no Currículo Básico do Ensino Médio estadual; e nos Planos de Ensino das escolas para conferência da existência dos conteúdos referentes a atividade física; ii) Formulário aplicado aos escolares para medir o conhecimento sobre os temas contidos no Currículo Básico sobre atividade física; iii) Avaliação da composição corporal (RCQ, IMC e % de gordura; e vi) Avaliação do nível de atividade física fora da escola (IPAQ); vii) Questionário com um ex-alunos de cada escola (25 a 30anos); e viii) Avaliação do nível de atividade física dos ex-alunos (IPAQ). No questionário sobre as vivências dos escolares, houve predominância das respostas “Nunca ouvi falar” (32,3%). No IMC, a maioria (76,2%) dos escolares estavam em “eutrofia”. Em relação ao percentual de gordura, 49,2% dos escolares estavam acima do adequado. No RCQ, 74,6% estavam em “baixo risco”. E 65,1% dos escolares estavam e “alto nível de atividade física. Conclui-se que o nível de conhecimento do Currículo Básico do Ensino Médio, transmitido aos escolares sobre atividade física, nas aulas de Educação Física, pode influenciar na composição corporal e no nível de atividade física dos escolares
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/790
Colecciones
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

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