EXPERIÊNCIA DO ENSINO DE LIBRAS EM UMA IES DO MUNICÍPIO DE LINHARES-ES: CONHECENDO UMA REALIDADE
Resumo
As atividades inclusivas, amparadas pelas políticas da educação de alunos com
necessidades educacionais especiais (NEE), que teve início a partir dos anos de
1990 no Brasil, os professores da rede regular têm declarado seu despreparo para
atender as especificidades desses alunos. Com vistas a essa situação, os órgãos
formadores devem garantir a qualificação desses profissionais. Na inclusão dos
alunos surdos, o reconhecimento da Língua de Sinais e o regulamento da Lei 10436
de 2002 pelo Decreto 5626 de 2005, a presença da disciplina de Língua Brasileira
de Sinais (LIBRAS), nos cursos de licenciatura e formação de professores, é uma
realidade. Levando em consideração que o Decreto citado e que a instituição de
Ensino Superior investigada no município de Linhares/ES tem cumprido os aspectos
legais desde o ano de 2009, o objetivo geral dessa pesquisa é analisar o impacto
causado pela inserção da disciplina de libras na grade curricular de três cursos de
licenciatura: Biologia, Educação Física e Pedagogia. E como objetivos específicos:
identificar o aporte teórico que norteia a educação de surdos; justificar a
necessidade da implementação da disciplina de libras nos cursos descritos; analisar
os discursos dos estudantes em relação à surdez, à língua de sinais e à inclusão
dos alunos surdos, durante o desenvolvimento da disciplina de libras. Essa pesquisa
busca fundamentação nas teorias da educação inclusiva bem como na filosofia
bilíngue para a inclusão dos surdos brasileiros e a discussão sobre os pontos
relevantes acerca da singularidade linguística presente na língua de sinais. Os
passos para a coleta de dados estão embasados em entrevistas com os
coordenadores dos cursos envolvidos e o coordenador acadêmico, na descrição
histórica da instituição e na aplicação de um questionário aos alunos finalistas dos
três cursos, bem como na análise dos conteúdos programáticos da disciplina