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EXPERIÊNCIA DO ENSINO DE LIBRAS EM UMA IES DO MUNICÍPIO DE LINHARES-ES: CONHECENDO UMA REALIDADE

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Dissertação de Mestrado (1.142Mb)
Fecha
2015-09-25
Autor
SEIBERT, THALITA
Metadatos
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Resumen
As atividades inclusivas, amparadas pelas políticas da educação de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE), que teve início a partir dos anos de 1990 no Brasil, os professores da rede regular têm declarado seu despreparo para atender as especificidades desses alunos. Com vistas a essa situação, os órgãos formadores devem garantir a qualificação desses profissionais. Na inclusão dos alunos surdos, o reconhecimento da Língua de Sinais e o regulamento da Lei 10436 de 2002 pelo Decreto 5626 de 2005, a presença da disciplina de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), nos cursos de licenciatura e formação de professores, é uma realidade. Levando em consideração que o Decreto citado e que a instituição de Ensino Superior investigada no município de Linhares/ES tem cumprido os aspectos legais desde o ano de 2009, o objetivo geral dessa pesquisa é analisar o impacto causado pela inserção da disciplina de libras na grade curricular de três cursos de licenciatura: Biologia, Educação Física e Pedagogia. E como objetivos específicos: identificar o aporte teórico que norteia a educação de surdos; justificar a necessidade da implementação da disciplina de libras nos cursos descritos; analisar os discursos dos estudantes em relação à surdez, à língua de sinais e à inclusão dos alunos surdos, durante o desenvolvimento da disciplina de libras. Essa pesquisa busca fundamentação nas teorias da educação inclusiva bem como na filosofia bilíngue para a inclusão dos surdos brasileiros e a discussão sobre os pontos relevantes acerca da singularidade linguística presente na língua de sinais. Os passos para a coleta de dados estão embasados em entrevistas com os coordenadores dos cursos envolvidos e o coordenador acadêmico, na descrição histórica da instituição e na aplicação de um questionário aos alunos finalistas dos três cursos, bem como na análise dos conteúdos programáticos da disciplina
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/783
Colecciones
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

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