Mostrar el registro sencillo del ítem
EXPERIÊNCIA DO ENSINO DE LIBRAS EM UMA IES DO MUNICÍPIO DE LINHARES-ES: CONHECENDO UMA REALIDADE
dc.contributor.author | SEIBERT, THALITA | |
dc.date.accessioned | 2021-08-27T18:25:51Z | |
dc.date.available | 2021-08-27T18:25:51Z | |
dc.date.issued | 2015-09-25 | |
dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/783 | |
dc.description.abstract | As atividades inclusivas, amparadas pelas políticas da educação de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE), que teve início a partir dos anos de 1990 no Brasil, os professores da rede regular têm declarado seu despreparo para atender as especificidades desses alunos. Com vistas a essa situação, os órgãos formadores devem garantir a qualificação desses profissionais. Na inclusão dos alunos surdos, o reconhecimento da Língua de Sinais e o regulamento da Lei 10436 de 2002 pelo Decreto 5626 de 2005, a presença da disciplina de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), nos cursos de licenciatura e formação de professores, é uma realidade. Levando em consideração que o Decreto citado e que a instituição de Ensino Superior investigada no município de Linhares/ES tem cumprido os aspectos legais desde o ano de 2009, o objetivo geral dessa pesquisa é analisar o impacto causado pela inserção da disciplina de libras na grade curricular de três cursos de licenciatura: Biologia, Educação Física e Pedagogia. E como objetivos específicos: identificar o aporte teórico que norteia a educação de surdos; justificar a necessidade da implementação da disciplina de libras nos cursos descritos; analisar os discursos dos estudantes em relação à surdez, à língua de sinais e à inclusão dos alunos surdos, durante o desenvolvimento da disciplina de libras. Essa pesquisa busca fundamentação nas teorias da educação inclusiva bem como na filosofia bilíngue para a inclusão dos surdos brasileiros e a discussão sobre os pontos relevantes acerca da singularidade linguística presente na língua de sinais. Os passos para a coleta de dados estão embasados em entrevistas com os coordenadores dos cursos envolvidos e o coordenador acadêmico, na descrição histórica da instituição e na aplicação de um questionário aos alunos finalistas dos três cursos, bem como na análise dos conteúdos programáticos da disciplina | pt_BR |
dc.subject | Libras. Inclusão. Licenciatura. | pt_BR |
dc.title | EXPERIÊNCIA DO ENSINO DE LIBRAS EM UMA IES DO MUNICÍPIO DE LINHARES-ES: CONHECENDO UMA REALIDADE | pt_BR |