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dc.contributor.authorSEIBERT, THALITA
dc.date.accessioned2021-08-27T18:25:51Z
dc.date.available2021-08-27T18:25:51Z
dc.date.issued2015-09-25
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/783
dc.description.abstractAs atividades inclusivas, amparadas pelas políticas da educação de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE), que teve início a partir dos anos de 1990 no Brasil, os professores da rede regular têm declarado seu despreparo para atender as especificidades desses alunos. Com vistas a essa situação, os órgãos formadores devem garantir a qualificação desses profissionais. Na inclusão dos alunos surdos, o reconhecimento da Língua de Sinais e o regulamento da Lei 10436 de 2002 pelo Decreto 5626 de 2005, a presença da disciplina de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), nos cursos de licenciatura e formação de professores, é uma realidade. Levando em consideração que o Decreto citado e que a instituição de Ensino Superior investigada no município de Linhares/ES tem cumprido os aspectos legais desde o ano de 2009, o objetivo geral dessa pesquisa é analisar o impacto causado pela inserção da disciplina de libras na grade curricular de três cursos de licenciatura: Biologia, Educação Física e Pedagogia. E como objetivos específicos: identificar o aporte teórico que norteia a educação de surdos; justificar a necessidade da implementação da disciplina de libras nos cursos descritos; analisar os discursos dos estudantes em relação à surdez, à língua de sinais e à inclusão dos alunos surdos, durante o desenvolvimento da disciplina de libras. Essa pesquisa busca fundamentação nas teorias da educação inclusiva bem como na filosofia bilíngue para a inclusão dos surdos brasileiros e a discussão sobre os pontos relevantes acerca da singularidade linguística presente na língua de sinais. Os passos para a coleta de dados estão embasados em entrevistas com os coordenadores dos cursos envolvidos e o coordenador acadêmico, na descrição histórica da instituição e na aplicação de um questionário aos alunos finalistas dos três cursos, bem como na análise dos conteúdos programáticos da disciplinapt_BR
dc.subjectLibras. Inclusão. Licenciatura.pt_BR
dc.titleEXPERIÊNCIA DO ENSINO DE LIBRAS EM UMA IES DO MUNICÍPIO DE LINHARES-ES: CONHECENDO UMA REALIDADEpt_BR


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