O PROFESSOR PEDAGOGO E O ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS REFLEXÕES
Resumo
Esta pesquisa de mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento
Regional da Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus-ES, apresenta o trabalho
realizado pelo professor pedagogo no ensino da Matemática nas séries iniciais do
Ensino Fundamental. A investigação centrou-se no seguinte problema: De que
maneira a formação matemática do professor pedagogo reflete em sua prática nas
séries iniciais do ensino fundamental? Assim, pretendeu identificar as dificuldades
encontradas pelo professor pedagogo relacionadas ao domínio de conteúdos
matemáticos e descrever a relação que ele estabelece com o ensino da Matemática.
O locus para investigar o problema da pesquisa envolveu duas escolas da rede
municipal de São Mateus-ES. Colaboraram com o estudo 13 professoras de
Matemática das séries iniciais do Ensino Fundamental. Foi analisada também a
utilidade dos cursos destinados à formação Matemática das pedagogas. O
referencial metodológico apresenta abordagens qualitativas interpretativas,
utilizando-se para a coleta de dados de questionário e de uma entrevista gravada e
semiestruturada, em que o professor relata suas dificuldades e avalia o curso de
Pedagogia. Para contribuir com a reflexão sobre a formação do professor no curso
de Pedagogia, recorreu-se, à Brzezinski (1996), Libâneo (1998), Bissoli da Silva
(2006), Curi (2004). Já a discussão no ensino da Matemática apoia-se em Piaget
(1990, 1988), Fiorentino (1995), Parâmetros Curriculares Nacionais (1997). Quanto
aos aspectos relacionados à formação do professor tem-se como subsídio Tardif (
2002) e Nóvoa (1992). Os resultados da pesquisa revelam que o processo formativo
da maioria dos cursos de Pedagogia encontra-se atualmente defasado e é
ineficiente para capacitar os professores para ensinar Matemática nas séries iniciais.
As dificuldades dos pedagogos em ensinar Matemática se inserem em questões
centradas na formação, de natureza pedagógica, principalmente a apropriação
insuficiente dos conteúdos matemáticos a serem ensinados e a superação da falta
de material lúdico. Muitos utilizam os conhecimentos adquiridos no ensino básico e
na experiência diária para ensinar Matemática.