Show simple item record

dc.contributor.authorNEGRIS, MARIA
dc.date.accessioned2021-08-26T20:42:46Z
dc.date.available2021-08-26T20:42:46Z
dc.date.issued2015-10-03
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/772
dc.description.abstractEsta pesquisa de mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional da Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus-ES, apresenta o trabalho realizado pelo professor pedagogo no ensino da Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental. A investigação centrou-se no seguinte problema: De que maneira a formação matemática do professor pedagogo reflete em sua prática nas séries iniciais do ensino fundamental? Assim, pretendeu identificar as dificuldades encontradas pelo professor pedagogo relacionadas ao domínio de conteúdos matemáticos e descrever a relação que ele estabelece com o ensino da Matemática. O locus para investigar o problema da pesquisa envolveu duas escolas da rede municipal de São Mateus-ES. Colaboraram com o estudo 13 professoras de Matemática das séries iniciais do Ensino Fundamental. Foi analisada também a utilidade dos cursos destinados à formação Matemática das pedagogas. O referencial metodológico apresenta abordagens qualitativas interpretativas, utilizando-se para a coleta de dados de questionário e de uma entrevista gravada e semiestruturada, em que o professor relata suas dificuldades e avalia o curso de Pedagogia. Para contribuir com a reflexão sobre a formação do professor no curso de Pedagogia, recorreu-se, à Brzezinski (1996), Libâneo (1998), Bissoli da Silva (2006), Curi (2004). Já a discussão no ensino da Matemática apoia-se em Piaget (1990, 1988), Fiorentino (1995), Parâmetros Curriculares Nacionais (1997). Quanto aos aspectos relacionados à formação do professor tem-se como subsídio Tardif ( 2002) e Nóvoa (1992). Os resultados da pesquisa revelam que o processo formativo da maioria dos cursos de Pedagogia encontra-se atualmente defasado e é ineficiente para capacitar os professores para ensinar Matemática nas séries iniciais. As dificuldades dos pedagogos em ensinar Matemática se inserem em questões centradas na formação, de natureza pedagógica, principalmente a apropriação insuficiente dos conteúdos matemáticos a serem ensinados e a superação da falta de material lúdico. Muitos utilizam os conhecimentos adquiridos no ensino básico e na experiência diária para ensinar Matemática.pt_BR
dc.subjectSéries Iniciais. Ensino Fundamental. Pedagogos. Ensino da Matemáticapt_BR
dc.titleO PROFESSOR PEDAGOGO E O ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS REFLEXÕESpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record