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CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO COM BASE NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DOS CAMPI SITUADOS NO NORTE DO ESTADO

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Dissertação de Mestrado (875.0Kb)
Data
2015-12-18
Autor
QUARTEZANI, MARA CRISTINA
Metadata
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Resumo
Este trabalho discute a formação continuada de professores para a Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O objetivo geral buscou compreender as perspectivas dos docentes do Ifes localizados nos campi campus Linhares, Montanha, São Mateus e Nova Venécia a respeito de formação continuada. A pesquisa de caráter qualitativo teve como objetivos específicos identificar os programas de formação continuada realizados institucionalmente, compreender a realidade docente quanto aos processos de formação já vivenciados e suas perspectivas quanto à atuação institucional e em seus campi e apontar caminhos para a formação continuada a partir da perspectiva do professor. Como instrumentos de coleta dos dados, quanto às ações desenvolvidas pelo Ifes, foi utilizada a pesquisa documental através de relatórios e documentos disponibilizados no site institucional e questionário de pesquisa enviado às Pro-Reitorias de Ensino, de Pesquisa e Pós Graduação e Centro de Referência em Formação e Educação à Distância – CEFOR. A pesquisa foi realizada com 58 docentes, sendo 18 licenciados e 40 bacharéis/tecnólogos. Para a coleta dos dados quanto às perspectivas docentes foi utilizado questionário on-line via ferramenta google docs onde os docentes dos campi lócus da pesquisa puderam colocar suas impressões. A análise dos dados permitiu identificar que o Ifes, de forma geral, tem realizado poucas ações de formação continuada para os docentes da instituição. Os programas de Pós-graduação existentes pouco tem alcançado os docentes do Instituto. Foi diagnosticado que as ações dos campi geralmente são realizadas em palestras, seminários e similares, não delineando um programa de formação de forma sistemática e contínua. A análise dos dados quanto à perspectiva docente, apresentou que os docentes interlocutores da pesquisa são, em sua maioria, bacharéis, sem formação pedagógica e, apesar de possuírem cursos de Pós Graduação, estes são voltadas para as especificidades de sua formação inicial. Os saberes dos docentes que atuam na EPT são concebidos de forma articulada entre os experienciais, pedagógicos e específicos, destacando-se nos docentes bacharéis a constituição dos saberes específicos para atuação na EPT. Os docentes apontaram como caminhos de formação continuada tanto institucionais quanto em seus campi, a formação em serviço, capacitação por meio de cursos, complementação pedagógica e atividades onde possam trocar suas experiências de práticas pedagógicas. A pesquisa apresentou que a formação continuada no Ifes precisa envolver aspectos específicos da área de atuação docente, articulados com conhecimentos pedagógicos e experienciais.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/769
Collections
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

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