CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO COM BASE NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DOS CAMPI SITUADOS NO NORTE DO ESTADO
Abstract
Este trabalho discute a formação continuada de professores para a Educação
Profissional e Tecnológica no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O objetivo
geral buscou compreender as perspectivas dos docentes do Ifes localizados nos
campi campus Linhares, Montanha, São Mateus e Nova Venécia a respeito de
formação continuada. A pesquisa de caráter qualitativo teve como objetivos
específicos identificar os programas de formação continuada realizados
institucionalmente, compreender a realidade docente quanto aos processos de
formação já vivenciados e suas perspectivas quanto à atuação institucional e em
seus campi e apontar caminhos para a formação continuada a partir da perspectiva
do professor. Como instrumentos de coleta dos dados, quanto às ações
desenvolvidas pelo Ifes, foi utilizada a pesquisa documental através de relatórios e
documentos disponibilizados no site institucional e questionário de pesquisa enviado
às Pro-Reitorias de Ensino, de Pesquisa e Pós Graduação e Centro de Referência
em Formação e Educação à Distância – CEFOR. A pesquisa foi realizada com 58
docentes, sendo 18 licenciados e 40 bacharéis/tecnólogos. Para a coleta dos dados
quanto às perspectivas docentes foi utilizado questionário on-line via ferramenta
google docs onde os docentes dos campi lócus da pesquisa puderam colocar suas
impressões. A análise dos dados permitiu identificar que o Ifes, de forma geral, tem
realizado poucas ações de formação continuada para os docentes da instituição. Os
programas de Pós-graduação existentes pouco tem alcançado os docentes do
Instituto. Foi diagnosticado que as ações dos campi geralmente são realizadas em
palestras, seminários e similares, não delineando um programa de formação de
forma sistemática e contínua. A análise dos dados quanto à perspectiva docente,
apresentou que os docentes interlocutores da pesquisa são, em sua maioria,
bacharéis, sem formação pedagógica e, apesar de possuírem cursos de Pós Graduação, estes são voltadas para as especificidades de sua formação inicial. Os
saberes dos docentes que atuam na EPT são concebidos de forma articulada entre
os experienciais, pedagógicos e específicos, destacando-se nos docentes bacharéis
a constituição dos saberes específicos para atuação na EPT. Os docentes
apontaram como caminhos de formação continuada tanto institucionais quanto em
seus campi, a formação em serviço, capacitação por meio de cursos,
complementação pedagógica e atividades onde possam trocar suas experiências de
práticas pedagógicas. A pesquisa apresentou que a formação continuada no Ifes
precisa envolver aspectos específicos da área de atuação docente, articulados com
conhecimentos pedagógicos e experienciais.