• English
    • español
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E ÉTNICO DO CORPO DISCENTE DO CEUNES: UM ESTUDO DE CASO

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação de Mestrado (1.793Mb)
Data
2014-12-18
Autor
HOFFMANN, ZILDA
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O presente estudo teve o objetivo de investigar as características sociodemográfica e étnica do corpo discente ingressante em dez cursos de graduação do Centro Universitário do Norte do Espírito Santo (CEUNES), no segundo semestre do ano de 2014, a fim de mapear o contingente de alunos negros. Este estudo analisa a relevância das Políticas de Ações Afirmativas, com viés étnico e racial, além do socioeconômico especificamente a adoção de cotas para ingresso na Universidade, como promoção do acesso das populações negras e indígenas socialmente marginalizadas e estudantes oriundos de escola pública à Instituição Federal de Ensino Superior de São Mateus, CEUNES. Trata-se de um estudo quali-quantitativo. Utilizou-se um questionário estruturado que foi aplicado a 180 alunos, voluntários, regularmente matriculados nos primeiros períodos dos cursos de graduação de Pedagogia, Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), Matemática, Química, Engenharia do Petróleo, Engenharia Química, Agronomia, Enfermagem e Farmácia. Concluiu-se que as ações afirmativas promoveram o acesso do aluno negro, do aluno oriundo de escolas públicas e do aluno com renda per capita de até 1,5 salário mínimo ao ensino superior público federal do CEUNES, diferenciando nesses itens de outras universidades. Os resultados desta pesquisa reforçam a relevância da educação de forma democrática que é garantida pela Constituição Federal.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/736
Collections
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

Entrar

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião