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dc.contributor.authorHOFFMANN, ZILDA
dc.date.accessioned2021-08-23T21:01:17Z
dc.date.available2021-08-23T21:01:17Z
dc.date.issued2014-12-18
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/736
dc.description.abstractO presente estudo teve o objetivo de investigar as características sociodemográfica e étnica do corpo discente ingressante em dez cursos de graduação do Centro Universitário do Norte do Espírito Santo (CEUNES), no segundo semestre do ano de 2014, a fim de mapear o contingente de alunos negros. Este estudo analisa a relevância das Políticas de Ações Afirmativas, com viés étnico e racial, além do socioeconômico especificamente a adoção de cotas para ingresso na Universidade, como promoção do acesso das populações negras e indígenas socialmente marginalizadas e estudantes oriundos de escola pública à Instituição Federal de Ensino Superior de São Mateus, CEUNES. Trata-se de um estudo quali-quantitativo. Utilizou-se um questionário estruturado que foi aplicado a 180 alunos, voluntários, regularmente matriculados nos primeiros períodos dos cursos de graduação de Pedagogia, Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), Matemática, Química, Engenharia do Petróleo, Engenharia Química, Agronomia, Enfermagem e Farmácia. Concluiu-se que as ações afirmativas promoveram o acesso do aluno negro, do aluno oriundo de escolas públicas e do aluno com renda per capita de até 1,5 salário mínimo ao ensino superior público federal do CEUNES, diferenciando nesses itens de outras universidades. Os resultados desta pesquisa reforçam a relevância da educação de forma democrática que é garantida pela Constituição Federal.pt_BR
dc.subjectEducação Superior. Ações Afirmativas. Negros.pt_BR
dc.titleO PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E ÉTNICO DO CORPO DISCENTE DO CEUNES: UM ESTUDO DE CASOpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


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