• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Os Jogos Cooperativos nas Aulas de Educação Física: uma reinvenção no esporte competitivo

Thumbnail
View/Open
Dissertação de Mestrado (1.789Mb)
Date
2014-07-03
Author
FRANCA, ROMÁRIO
Metadata
Show full item record
Abstract
A presente pesquisa buscou investigar dois grupos: um de alunos e outro de professores para verificar as possibilidades, subsidiadas pelos princípios da pesquisa ação, e da intervenção por meio da proposta de reinvenção do esporte competitivo com base nos jogos cooperativos nas aulas de Educação Física para alunos do 7º ao 9º anos da Escola Alternativa “Lago dos Cisnes” no município de São Mateus/ES, além de ter identificado a concepção que os professores de Educação Física tiveram sobre cooperação e competição. O problema foi saber como os jogos cooperativos aplicados nas atividades de educação física e desenvolvidos na prática pedagógica, possibilitaram a reinvenção no esporte competitivo nessa escola e em outras escolas públicas da rede municipal de ensino, localizadas na área urbana (sede) do Município de São Mateus – ES. A natureza da pesquisa é quali-quantitativa, ou seja, nela foram investigadas possíveis mudanças na prática pedagógica da Educação Física através da abordagem dos Jogos Cooperativos no ano de 2013. Para tanto, utilizou-se como técnica de pesquisa, questionários com contato direto e usando a ferramenta Google docs, coletando os relatos dos alunos acerca dos jogos. Para o referencial teórico usou-se autores como Orlick (1978), Brotto (2000), Soler (2006), Huizinga (2010), Darido & Rangel (2011), PCNs (1998) e Freire (2009). Observou-se que após a abordagem dos Jogos Cooperativos os alunos mostraram ter compreendido os valores da compreensão e perceberam uma transformação nas aulas de Educação Física da escola Alternativa Lago dos Cisnes. Também Verificou-se, a partir de dados levantados, uma prática pedagógica esportivista e competitiva dos professores de Educação Física da rede municipal de ensino de São Mateus.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/734
Collections
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback