Os Jogos Cooperativos nas Aulas de Educação Física: uma reinvenção no esporte competitivo
Resumen
A presente pesquisa buscou investigar dois grupos: um de alunos e outro de
professores para verificar as possibilidades, subsidiadas pelos princípios da pesquisa ação, e da intervenção por meio da proposta de reinvenção do esporte competitivo
com base nos jogos cooperativos nas aulas de Educação Física para alunos do 7º ao
9º anos da Escola Alternativa “Lago dos Cisnes” no município de São Mateus/ES,
além de ter identificado a concepção que os professores de Educação Física tiveram
sobre cooperação e competição. O problema foi saber como os jogos cooperativos
aplicados nas atividades de educação física e desenvolvidos na prática pedagógica,
possibilitaram a reinvenção no esporte competitivo nessa escola e em outras escolas
públicas da rede municipal de ensino, localizadas na área urbana (sede) do Município
de São Mateus – ES. A natureza da pesquisa é quali-quantitativa, ou seja, nela foram
investigadas possíveis mudanças na prática pedagógica da Educação Física através
da abordagem dos Jogos Cooperativos no ano de 2013. Para tanto, utilizou-se como
técnica de pesquisa, questionários com contato direto e usando a ferramenta Google docs, coletando os relatos dos alunos acerca dos jogos. Para o referencial teórico
usou-se autores como Orlick (1978), Brotto (2000), Soler (2006), Huizinga (2010),
Darido & Rangel (2011), PCNs (1998) e Freire (2009). Observou-se que após a
abordagem dos Jogos Cooperativos os alunos mostraram ter compreendido os
valores da compreensão e perceberam uma transformação nas aulas de Educação
Física da escola Alternativa Lago dos Cisnes. Também Verificou-se, a partir de dados
levantados, uma prática pedagógica esportivista e competitiva dos professores de
Educação Física da rede municipal de ensino de São Mateus.