Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCOSTA, OTÍLIA MARIA
dc.date.accessioned2021-08-23T19:40:33Z
dc.date.available2021-08-23T19:40:33Z
dc.date.issued2014-07-03
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/731
dc.description.abstractA presente pesquisa de cunho qualitativo, tem como objetivo principal analisar no ambiente escolar a significação da avaliação. Realizamos na fase inicial a pesquisa bibliográfica, dando ênfase as concepções de diferentes autores sobre avaliação, utilizando livros, artigos científicos e periódicos. Estruturamos o texto de forma que estejam explicitados tanto o processo histórico quanto o conceito de avaliação; posteriormente abordamos o processo atual de avaliação do ensino analisando os princípios prescritos na legislação e nos Parâmetros Curriculares Nacionais, estudamos as várias formas de avaliar juntamente com os instrumentos avaliativos e na última parte, apresentamos as conclusões da pesquisa efetivada na Escola Municipal de Ensino Fundamental “ Ouro Negro” do município de São Mateus/ES, considerando que as práticas avaliativas é de caráter processual e contínuo, ainda a avaliação é voltada para a classificação, tendo a nota como o aspecto principal. Tendo em vista os resultados desta pesquisa, percebemos o quanto as respostas dos pesquisados são contraditórios ao resultado final da escola pesquisada, trazendo uma ampla reflexão o quanto precisamos inovar e transformar não somente as formas de avaliar, mas sim, como avaliar os nossos alunos dentro do seu nível de aprendizagem. Entretanto, o professor é o agente principal desse processo que, independente das prescrições legais, imposição do sistema, das formas de avaliar os instrumentos avaliativos escolhidos é a sua concepção, o tipo de planejamento e a forma de laborar que tornará a avaliação um importante instrumento no processo de ensino e aprendizagem na construção do conhecimento do aluno.pt_BR
dc.subjectEscola. Avaliação. Aprendizagem.pt_BR
dc.titleAvaliação Escolar e Sua Significação no Processo Educativo na Primeira Fase do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples