• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Avaliação Escolar e Sua Significação no Processo Educativo na Primeira Fase do Ensino Fundamental

Thumbnail
View/Open
Dissertação de Mestrado (1.165Mb)
Date
2014-07-03
Author
COSTA, OTÍLIA MARIA
Metadata
Show full item record
Abstract
A presente pesquisa de cunho qualitativo, tem como objetivo principal analisar no ambiente escolar a significação da avaliação. Realizamos na fase inicial a pesquisa bibliográfica, dando ênfase as concepções de diferentes autores sobre avaliação, utilizando livros, artigos científicos e periódicos. Estruturamos o texto de forma que estejam explicitados tanto o processo histórico quanto o conceito de avaliação; posteriormente abordamos o processo atual de avaliação do ensino analisando os princípios prescritos na legislação e nos Parâmetros Curriculares Nacionais, estudamos as várias formas de avaliar juntamente com os instrumentos avaliativos e na última parte, apresentamos as conclusões da pesquisa efetivada na Escola Municipal de Ensino Fundamental “ Ouro Negro” do município de São Mateus/ES, considerando que as práticas avaliativas é de caráter processual e contínuo, ainda a avaliação é voltada para a classificação, tendo a nota como o aspecto principal. Tendo em vista os resultados desta pesquisa, percebemos o quanto as respostas dos pesquisados são contraditórios ao resultado final da escola pesquisada, trazendo uma ampla reflexão o quanto precisamos inovar e transformar não somente as formas de avaliar, mas sim, como avaliar os nossos alunos dentro do seu nível de aprendizagem. Entretanto, o professor é o agente principal desse processo que, independente das prescrições legais, imposição do sistema, das formas de avaliar os instrumentos avaliativos escolhidos é a sua concepção, o tipo de planejamento e a forma de laborar que tornará a avaliação um importante instrumento no processo de ensino e aprendizagem na construção do conhecimento do aluno.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/731
Collections
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback