Avaliação Escolar e Sua Significação no Processo Educativo na Primeira Fase do Ensino Fundamental
Abstract
A presente pesquisa de cunho qualitativo, tem como objetivo principal analisar no
ambiente escolar a significação da avaliação. Realizamos na fase inicial a pesquisa
bibliográfica, dando ênfase as concepções de diferentes autores sobre avaliação,
utilizando livros, artigos científicos e periódicos. Estruturamos o texto de forma que
estejam explicitados tanto o processo histórico quanto o conceito de avaliação;
posteriormente abordamos o processo atual de avaliação do ensino analisando os
princípios prescritos na legislação e nos Parâmetros Curriculares Nacionais,
estudamos as várias formas de avaliar juntamente com os instrumentos avaliativos e
na última parte, apresentamos as conclusões da pesquisa efetivada na Escola
Municipal de Ensino Fundamental “ Ouro Negro” do município de São Mateus/ES,
considerando que as práticas avaliativas é de caráter processual e contínuo, ainda a
avaliação é voltada para a classificação, tendo a nota como o aspecto principal.
Tendo em vista os resultados desta pesquisa, percebemos o quanto as respostas
dos pesquisados são contraditórios ao resultado final da escola pesquisada,
trazendo uma ampla reflexão o quanto precisamos inovar e transformar não
somente as formas de avaliar, mas sim, como avaliar os nossos alunos dentro do
seu nível de aprendizagem. Entretanto, o professor é o agente principal desse
processo que, independente das prescrições legais, imposição do sistema, das
formas de avaliar os instrumentos avaliativos escolhidos é a sua concepção, o tipo
de planejamento e a forma de laborar que tornará a avaliação um importante
instrumento no processo de ensino e aprendizagem na construção do conhecimento
do aluno.