O Desafio do Ensino e da Aprendizagem da Matemática Hoje: a utilização do computador como ferramenta nas escolas municipais de Linhares-ES.
Abstract
O presente trabalho objetivou investigar a utilização do computador como ferramenta
no processo de ensino e aprendizagem da Matemática nas escolas de ensino
fundamental da rede municipal de Linhares-ES. Para isso, realizamos pesquisa
bibliográfica e de campo. Com a pesquisa bibliográfica, buscamos demonstrar o
potencial do computador como ferramenta nas aulas de Matemática, identificando
recursos disponíveis via computador que podem ser utilizados na prática diária,
baseando-nos nas teorias de Valente (1999); Almeida e Valente (2011); Borba e
Penteado (2012); Giraldo, Caetano e Mattos (2012), Moran (2013), Behrens (2013),
dentre outros, assim como em documentos oficiais. Na pesquisa de campo
procuramos investigar se os professores de Matemática utilizam o computador em
sua prática pedagógica, e em caso negativo, relacionar as principais barreiras que
impedem essa utilização. Para atingirmos tais objetivos, utilizamos do questionário
como instrumento para a coleta de dados, que foi aplicado a professores de
Matemática e alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental. Essa pesquisa é
descritiva de abordagem qualitativa, que culminou numa abordagem
qualitativa/quantitativa em função da coleta e análise dos dados. Os resultados
apontaram que o computador pode ser um grande aliado do processo de ensino e
aprendizagem da Matemática, desde que não seja utilizado para automatizar velhas
práticas. Dentre as possibilidades de uso dessa máquina nas aulas de Matemática,
estão as planilhas eletrônicas, os ambientes gráficos e os ambientes de geometria
dinâmica, além da calculadora, que é um recurso digital. Relacionado à questão do
uso do computador e internet, os resultados mostraram que a minoria dos
professores utiliza raramente essa ferramenta para abordar algum conteúdo
matemático. Dentre as principais barreiras que impedem essa utilização foram
assinaladas principalmente o número insuficiente de máquinas para todos os alunos
de uma turma; falta de manutenção dos laboratórios; baixa velocidade de conexão
com a internet; falta de motivação pessoal e profissional; desconhecimento dos
possíveis softwares que podem ser trabalhados com os conteúdos matemáticos;
falta de preparação para utilização dos computadores e formação inadequada.
Acreditamos que essa pesquisa poderá contribuir para a formação dos docentes de
Matemática, na intervenção dos mesmos, no processo de ensino e aprendizagem,
por meio dos estudos teóricos realizados e com a possibilidade de uso do
computador como ferramenta auxiliar do processo de ensino e aprendizagem.