Show simple item record

dc.contributor.authorSOUZA, NADIR
dc.date.accessioned2021-08-23T19:31:16Z
dc.date.available2021-08-23T19:31:16Z
dc.date.issued2014-12-05
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/730
dc.description.abstractO presente trabalho objetivou investigar a utilização do computador como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem da Matemática nas escolas de ensino fundamental da rede municipal de Linhares-ES. Para isso, realizamos pesquisa bibliográfica e de campo. Com a pesquisa bibliográfica, buscamos demonstrar o potencial do computador como ferramenta nas aulas de Matemática, identificando recursos disponíveis via computador que podem ser utilizados na prática diária, baseando-nos nas teorias de Valente (1999); Almeida e Valente (2011); Borba e Penteado (2012); Giraldo, Caetano e Mattos (2012), Moran (2013), Behrens (2013), dentre outros, assim como em documentos oficiais. Na pesquisa de campo procuramos investigar se os professores de Matemática utilizam o computador em sua prática pedagógica, e em caso negativo, relacionar as principais barreiras que impedem essa utilização. Para atingirmos tais objetivos, utilizamos do questionário como instrumento para a coleta de dados, que foi aplicado a professores de Matemática e alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental. Essa pesquisa é descritiva de abordagem qualitativa, que culminou numa abordagem qualitativa/quantitativa em função da coleta e análise dos dados. Os resultados apontaram que o computador pode ser um grande aliado do processo de ensino e aprendizagem da Matemática, desde que não seja utilizado para automatizar velhas práticas. Dentre as possibilidades de uso dessa máquina nas aulas de Matemática, estão as planilhas eletrônicas, os ambientes gráficos e os ambientes de geometria dinâmica, além da calculadora, que é um recurso digital. Relacionado à questão do uso do computador e internet, os resultados mostraram que a minoria dos professores utiliza raramente essa ferramenta para abordar algum conteúdo matemático. Dentre as principais barreiras que impedem essa utilização foram assinaladas principalmente o número insuficiente de máquinas para todos os alunos de uma turma; falta de manutenção dos laboratórios; baixa velocidade de conexão com a internet; falta de motivação pessoal e profissional; desconhecimento dos possíveis softwares que podem ser trabalhados com os conteúdos matemáticos; falta de preparação para utilização dos computadores e formação inadequada. Acreditamos que essa pesquisa poderá contribuir para a formação dos docentes de Matemática, na intervenção dos mesmos, no processo de ensino e aprendizagem, por meio dos estudos teóricos realizados e com a possibilidade de uso do computador como ferramenta auxiliar do processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.subjectMatemática. Tecnologias digitais. Ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.titleO Desafio do Ensino e da Aprendizagem da Matemática Hoje: a utilização do computador como ferramenta nas escolas municipais de Linhares-ES.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record