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dc.contributor.authorSANTOS, MARCIO
dc.date.accessioned2021-08-23T19:24:16Z
dc.date.available2021-08-23T19:24:16Z
dc.date.issued2014-12-15
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/728
dc.description.abstractA presente pesquisa foi movida pela preocupação e interesse em saber quais as perspectivas de trabalho dos jovens egressos do Ensino Médio de uma Escola Estadual do Município de Nanuque - MG. Subsidiado pelos temas geradores para a desenvoltura deste trabalho tais como: o Ser jovem e as suas perspectivas de trabalho, educação, economia global e possibilidades de desenvolvimento regional. Estes temas ganharam esclarecimento e fundamentação a partir das leituras de Frigotto (1999 e 2000), Negri (2000), Freire (1996), Horton (2003), Castells (1999), De Masi (2000), Libânio (2011), Oliveira (2010), Fonseca (1986) e outros. Em meio ao que pensa esses autores, estão as falas, desejos, anseios, avanços e retrocessos evidenciados no estudo de caso feito com os 80 (oitenta) jovens de 17 anos egressos do Ensino Médio. Para tanto, foi realizada uma investigação de caráter qualitativo utilizando a observação, a análise documental, um questionário com perguntas objetivas e o programa estatístico SPSS 20.0 for Windows, a fim de perceber alguns apontamentos que evidenciaram os caminhos percorridos pela juventude no município de Nanuque-MG. Esta pesquisa proporcionou uma maior compreensão da nossa Educação Brasileira, em especial se tratando do Ensino Médio que não tem conseguido preparar os jovens para o mercado de trabalho, em razão da sua prática ser efetivada de forma precária, distante da realidade do aluno trabalhador, num espaço de tempo muito curto o mesmo se sente frustrado pois não consegue ver este Ensino Médio como uma perspectiva de uma vida futura. Em suma, percebeu-se que é possível explorar mais o ambiente escolar promovendo debates, amadurecendo a ideia de uma educação que se efetive na integração profissional e universitária, buscando uma nova razão de existência da educação propedêutica para muito além do capitalismo implícito na formação vigente desta nação.pt_BR
dc.subjectJuventude, Trabalho e Educaçãopt_BR
dc.titleA PERSPECTIVA DE TRABALHO DOS JOVENS EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO NUMA ESCOLA ESTADUAL DE NANUQUE-MGpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


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