A PERSPECTIVA DE TRABALHO DOS JOVENS EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO NUMA ESCOLA ESTADUAL DE NANUQUE-MG
Abstract
A presente pesquisa foi movida pela preocupação e interesse em saber quais as
perspectivas de trabalho dos jovens egressos do Ensino Médio de uma Escola
Estadual do Município de Nanuque - MG. Subsidiado pelos temas geradores para a
desenvoltura deste trabalho tais como: o Ser jovem e as suas perspectivas de
trabalho, educação, economia global e possibilidades de desenvolvimento regional.
Estes temas ganharam esclarecimento e fundamentação a partir das leituras de
Frigotto (1999 e 2000), Negri (2000), Freire (1996), Horton (2003), Castells (1999),
De Masi (2000), Libânio (2011), Oliveira (2010), Fonseca (1986) e outros. Em meio
ao que pensa esses autores, estão as falas, desejos, anseios, avanços e
retrocessos evidenciados no estudo de caso feito com os 80 (oitenta) jovens de 17
anos egressos do Ensino Médio. Para tanto, foi realizada uma investigação de
caráter qualitativo utilizando a observação, a análise documental, um questionário
com perguntas objetivas e o programa estatístico SPSS 20.0 for Windows, a fim de
perceber alguns apontamentos que evidenciaram os caminhos percorridos pela
juventude no município de Nanuque-MG. Esta pesquisa proporcionou uma maior
compreensão da nossa Educação Brasileira, em especial se tratando do Ensino
Médio que não tem conseguido preparar os jovens para o mercado de trabalho, em
razão da sua prática ser efetivada de forma precária, distante da realidade do aluno
trabalhador, num espaço de tempo muito curto o mesmo se sente frustrado pois não
consegue ver este Ensino Médio como uma perspectiva de uma vida futura. Em
suma, percebeu-se que é possível explorar mais o ambiente escolar promovendo
debates, amadurecendo a ideia de uma educação que se efetive na integração
profissional e universitária, buscando uma nova razão de existência da educação
propedêutica para muito além do capitalismo implícito na formação vigente desta
nação.