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O estágio como Ferramenta de Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho: Desafios e Perspectivas

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Dissertação de Mestrado (887.2Kb)
Data
2014-09-12
Autor
ALMEIDA, GEORGIA
Metadata
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Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar de que forma o estágio supervisionado poderá contribuir no processo de inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, utilizando metodologia de natureza qualitativa. Para tanto, foram realizadas entrevistas com os responsáveis pelo setor de recursos humanos e funcionários com deficiência de seis empresas, localizadas nos municípios de Linhares-ES e São Mateus-ES, que possuem em seu quadro funcional mais de cem funcionários e, portanto, estão obrigadas a cumprir a Lei nº 8.213/91 (Lei de Cotas). Após as entrevistas, realizou-se a transcrição integral das falas dos participantes. A partir dos dados coletados, e, considerando os preceitos da fenomenologia, foi feita análise dos relatos, tendo em vista os temas e sub-temas previamente definidos. Este estudo evidenciou que as pessoas com deficiência ainda encontram obstáculos ao disputarem uma vaga de emprego. Os resultados apontam também a necessidade do implemento de ações voltadas para a divulgação, junto aos empresários, da Lei nº11.788/08 (Lei de Estágios). Importante ressaltar que, apesar das empresas pesquisadas nunca terem contratado estagiários com deficiência, estas se mostraram dispostas a vivenciar esta nova experiência. Assim, o estágio supervisionado poderá ser tornar mais uma ferramenta importante no processo de inclusão profissional destes indivíduos, pois, por meio dele, é possível estabelecer uma ponte entre empresas e escolas.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/718
Collections
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

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