O estágio como Ferramenta de Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho: Desafios e Perspectivas
Abstract
A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar de que forma o estágio
supervisionado poderá contribuir no processo de inclusão das pessoas com
deficiência no mercado de trabalho, utilizando metodologia de natureza qualitativa.
Para tanto, foram realizadas entrevistas com os responsáveis pelo setor de recursos
humanos e funcionários com deficiência de seis empresas, localizadas nos
municípios de Linhares-ES e São Mateus-ES, que possuem em seu quadro
funcional mais de cem funcionários e, portanto, estão obrigadas a cumprir a Lei nº
8.213/91 (Lei de Cotas). Após as entrevistas, realizou-se a transcrição integral das
falas dos participantes. A partir dos dados coletados, e, considerando os preceitos
da fenomenologia, foi feita análise dos relatos, tendo em vista os temas e sub-temas
previamente definidos. Este estudo evidenciou que as pessoas com deficiência
ainda encontram obstáculos ao disputarem uma vaga de emprego. Os resultados
apontam também a necessidade do implemento de ações voltadas para a
divulgação, junto aos empresários, da Lei nº11.788/08 (Lei de Estágios). Importante
ressaltar que, apesar das empresas pesquisadas nunca terem contratado
estagiários com deficiência, estas se mostraram dispostas a vivenciar esta nova
experiência. Assim, o estágio supervisionado poderá ser tornar mais uma ferramenta
importante no processo de inclusão profissional destes indivíduos, pois, por meio
dele, é possível estabelecer uma ponte entre empresas e escolas.