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dc.contributor.authorMONTI, ELIANA
dc.date.accessioned2021-08-23T17:08:09Z
dc.date.available2021-08-23T17:08:09Z
dc.date.issued2014-11-14
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/716
dc.description.abstractA educação do campo tem conquistado papel importante na sociedade civil organizada e, a partir de políticas públicas, tem oportunidade de ampliar sua produção e melhoria na qualidade de vida. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é promover o desenvolvimento sustentável rural por meio de programa de educação continuada no campo no município de Linhares/ES. A pesquisa foi desenvolvida em duas comunidades que estão inseridas na zona rural do município de Linhares/ES. Tratamos de um estudo bibliográfico com participativa enfatizando a organização do sistema educacional brasileiro e suas orientações para o desenvolvimento da educação do campo. Com esse enfoque, apresentamos a organização do sindicato do produtor rural e parcerias descrevendo algumas iniciativas e inovações desenvolvidas para a realização das ações do projeto, ressaltando a política pública de educação do campo, em nível local. A pesquisa também tem, como foco de interesse, buscar o entendimento e as formas de ampliar o ensino com escola de tempo integral, escola agrícola que proporcione qualidade do ensino e aprendizagem do meio rural. Entre os diversos dados obtidos pela pesquisa, destacamos os anseios da comunidade rumo ao desenvolvimento. Como meta de trabalho e para que todas as ações em desenvolvimento tenham sustentabilidade, o sindicato do produtor rural tem formas legais para dar continuidade e implementação dos planos educacionais do meio rural do município. Esta pesquisa conclui que a expressiva expansão da rede de educação do ensino regular e profissional brasileira proposta para a região, bem como o projeto de capacitação verificado no período atual, apesar de representar um avanço em relação ao desenvolvimento da região, não apresenta um projeto de ruptura.pt_BR
dc.subjectEducação do campo. Desenvolvimento sustentável. Políticas públicas.pt_BR
dc.titleEducação do Campo: uma necessidade para o desenvolvimento rural das comunidades de Japira e Chapadão das Palminhas no Município de Linhares/ESpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


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