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Educação do Campo: uma necessidade para o desenvolvimento rural das comunidades de Japira e Chapadão das Palminhas no Município de Linhares/ES

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Dissertação de Mestrado (1.121Mb)
Data
2014-11-14
Autor
MONTI, ELIANA
Metadata
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Resumo
A educação do campo tem conquistado papel importante na sociedade civil organizada e, a partir de políticas públicas, tem oportunidade de ampliar sua produção e melhoria na qualidade de vida. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é promover o desenvolvimento sustentável rural por meio de programa de educação continuada no campo no município de Linhares/ES. A pesquisa foi desenvolvida em duas comunidades que estão inseridas na zona rural do município de Linhares/ES. Tratamos de um estudo bibliográfico com participativa enfatizando a organização do sistema educacional brasileiro e suas orientações para o desenvolvimento da educação do campo. Com esse enfoque, apresentamos a organização do sindicato do produtor rural e parcerias descrevendo algumas iniciativas e inovações desenvolvidas para a realização das ações do projeto, ressaltando a política pública de educação do campo, em nível local. A pesquisa também tem, como foco de interesse, buscar o entendimento e as formas de ampliar o ensino com escola de tempo integral, escola agrícola que proporcione qualidade do ensino e aprendizagem do meio rural. Entre os diversos dados obtidos pela pesquisa, destacamos os anseios da comunidade rumo ao desenvolvimento. Como meta de trabalho e para que todas as ações em desenvolvimento tenham sustentabilidade, o sindicato do produtor rural tem formas legais para dar continuidade e implementação dos planos educacionais do meio rural do município. Esta pesquisa conclui que a expressiva expansão da rede de educação do ensino regular e profissional brasileira proposta para a região, bem como o projeto de capacitação verificado no período atual, apesar de representar um avanço em relação ao desenvolvimento da região, não apresenta um projeto de ruptura.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/716
Collections
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

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