Educação do Campo: uma necessidade para o desenvolvimento rural das comunidades de Japira e Chapadão das Palminhas no Município de Linhares/ES
Abstract
A educação do campo tem conquistado papel importante na sociedade civil
organizada e, a partir de políticas públicas, tem oportunidade de ampliar sua
produção e melhoria na qualidade de vida. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é
promover o desenvolvimento sustentável rural por meio de programa de educação
continuada no campo no município de Linhares/ES. A pesquisa foi desenvolvida em
duas comunidades que estão inseridas na zona rural do município de Linhares/ES.
Tratamos de um estudo bibliográfico com participativa enfatizando a organização do
sistema educacional brasileiro e suas orientações para o desenvolvimento da
educação do campo. Com esse enfoque, apresentamos a organização do sindicato
do produtor rural e parcerias descrevendo algumas iniciativas e inovações
desenvolvidas para a realização das ações do projeto, ressaltando a política pública
de educação do campo, em nível local. A pesquisa também tem, como foco de
interesse, buscar o entendimento e as formas de ampliar o ensino com escola de
tempo integral, escola agrícola que proporcione qualidade do ensino e
aprendizagem do meio rural. Entre os diversos dados obtidos pela pesquisa,
destacamos os anseios da comunidade rumo ao desenvolvimento. Como meta de
trabalho e para que todas as ações em desenvolvimento tenham sustentabilidade, o
sindicato do produtor rural tem formas legais para dar continuidade e implementação
dos planos educacionais do meio rural do município. Esta pesquisa conclui que a
expressiva expansão da rede de educação do ensino regular e profissional brasileira
proposta para a região, bem como o projeto de capacitação verificado no período
atual, apesar de representar um avanço em relação ao desenvolvimento da região,
não apresenta um projeto de ruptura.