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dc.contributor.authorBAPTISTA, BETINA
dc.date.accessioned2021-08-23T14:54:23Z
dc.date.available2021-08-23T14:54:23Z
dc.date.issued2014-10-14
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/711
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo geral examinar textos dissertativo argumentativos, produzidos por alunos em uma escola da rede particular localizada no município de São Mateus-ES. Apesar da preocupação com desenvolvimento educacional, ainda há lacunas a serem preenchidas, verifica se que o aluno hoje apresenta muita dificuldade de produção de um texto e o uso inadequado dos conectores interfrásticos tem sido um dos problemas. A partir da vivência como pesquisadora em sala de aula, constatou- se que os discentes do Ensino Médio apresentam grandes dificuldades de expressão oral, escrita e interpretação de conceitos. Dessa forma, a necessidade de promover um trabalho pedagógico que venha suprir essa deficiência. Nesse sentido, a presente investigação focalizou o emprego dos conectores interfrásticos utilizados pelos aprendizes, visto que a coerência do texto se associa também ao uso desses elementos. A metodologia utilizada foi Pesquisa – ação, tendo como referências de autores Thiollent (2005) e Barbier (2004). O corpus desta pesquisa é composto de textos dissertativo argumentativos, produzidos por 30 alunos do 3º ano do Ensino Médio. O diagnóstico foi constituído através dos textos produzidos pelos alunos durante o ano letivo 2013. Para a análise dos dados deste estudo qualitativo, buscamos apoio, basicamente, nos teóricos: Savioli e Fiorin (1991), Antunes (2005), Geraldi (1985), Koch (2002), Ferreiro (2001), Bechara (1984), além de contribuições mais recentes que têm enriquecido as noções de coesão e de coerência. Assim, as produções são analisadas em relação à coerência por meio das noções de contexto cultural e contexto situacional e, em relação à coesão, pela manutenção dos participantes, da seleção lexical e do uso das conjunções. Conclui- se que os resultados da análise dos textos apontam para a reflexão de que o conhecimento linguístico e certo domínio das várias formas de composição são habilidades que precisam ser ensinadas e sistematizadas na escola, pela intervenção do professor, pois não são adquiridas espontaneamente pelos discentes.pt_BR
dc.subjectCoesão. Coerência. Produção textual. Intervenções pedagógicaspt_BR
dc.title(DES) CONSTRUINDO TEXTOS USANDO CONECTORES INTERFRÁSTICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIOpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


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