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REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO E ESTRUTURAÇÃO DE PRODUTOS

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Dissertação de Mestrado (2.897Mb)
Date
2014-12-19
Author
SALAZAR, ANDRÉA
Metadata
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Abstract
A política de fomento ao turismo tem evoluído significativamente da escala da localidade para a da região, e o papel do município foi fortalecido. Por um lado, esse fortalecimento é percebido com o aumento das perspectivas de resultados positivos, e, por outro lado, verifica-se que as responsabilidades e a cooperação são ampliadas ao se conduzir os processos locais entre os municípios da região. Existe a visão do Planejamento Integrado e Participativo, no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo, mas, por outro lado, percebe-se o baixo interesse nas políticas públicas neste sentido, considera-se que o município precisa apenas de empresas gerando lucros. O paradoxo é que o turismo, se bem planejado e aplicado, pode ser uma fonte de recursos inesgotável. Adotou-se como objeto de estudo a divergência em relação ao planejamento do turismo entre três dos municípios integrantes da Região do Verde e das Águas, respectivamente: Jaguaré, Sooretama e Rio Bananal. O objetivo do estudo é desenvolver uma análise da dimensão “estruturação de produtos turísticos” nos municípios Jaguaré, Sooretama e Rio Bananal, sugerindo intervenções, em médio prazo, que favoreçam o turismo local. Para tal, a metodologia envolve a pesquisa exploratória, tendo como recurso para coleta de dados um formulário para entrevista direcionado a cada uma das autoridades locais enfocadas de forma a que se perceba como a Secretaria de Turismo desses municípios abrange a dimensão “produtos turísticos”. A partir dos estudos desenvolvidos, conclui-se que o interesse da administração municipal deveria ser colocado como uma ferramenta que impulsionasse o turismo para adiante, o que geraria mais recursos retornando aos cofres públicos em épocas turísticas.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/709
Collections
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

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