REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO E ESTRUTURAÇÃO DE PRODUTOS
Resumo
A política de fomento ao turismo tem evoluído significativamente da escala da
localidade para a da região, e o papel do município foi fortalecido. Por um lado, esse
fortalecimento é percebido com o aumento das perspectivas de resultados positivos,
e, por outro lado, verifica-se que as responsabilidades e a cooperação são
ampliadas ao se conduzir os processos locais entre os municípios da região. Existe
a visão do Planejamento Integrado e Participativo, no âmbito do Programa de
Regionalização do Turismo, mas, por outro lado, percebe-se o baixo interesse nas
políticas públicas neste sentido, considera-se que o município precisa apenas de
empresas gerando lucros. O paradoxo é que o turismo, se bem planejado e
aplicado, pode ser uma fonte de recursos inesgotável. Adotou-se como objeto de
estudo a divergência em relação ao planejamento do turismo entre três dos
municípios integrantes da Região do Verde e das Águas, respectivamente: Jaguaré,
Sooretama e Rio Bananal. O objetivo do estudo é desenvolver uma análise da
dimensão “estruturação de produtos turísticos” nos municípios Jaguaré, Sooretama
e Rio Bananal, sugerindo intervenções, em médio prazo, que favoreçam o turismo
local. Para tal, a metodologia envolve a pesquisa exploratória, tendo como recurso
para coleta de dados um formulário para entrevista direcionado a cada uma das
autoridades locais enfocadas de forma a que se perceba como a Secretaria de
Turismo desses municípios abrange a dimensão “produtos turísticos”. A partir dos
estudos desenvolvidos, conclui-se que o interesse da administração municipal
deveria ser colocado como uma ferramenta que impulsionasse o turismo para
adiante, o que geraria mais recursos retornando aos cofres públicos em épocas
turísticas.