TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM ITAPEMIRIM-ES
Resumen
Esta pesquisa buscou verificar como os professores da disciplina Matemática do
Ensino Fundamental II do município de Itapemirim-ES vêm incorporando a tecnologia
como metodologia de ensino, levando em conta a realidade de cada Instituição que
oferta esse segmento de ensino, no que diz respeito à infraestrutura, aos
equipamentos tecnológicos e também investimentos do sistema de ensino na
formação do professor para o fomento de novas práticas metodológicas que vão ao
encontro do interesse e realidade dos alunos. Sabe-se quanto é desafiador para o
professor e também para escola propiciar um bom ensino aos alunos de uma geração
na era digital e do mundo moderno, que cada vez mais só cresce e instiga os
profissionais de educação a buscar algo que prenda a atenção e desperte a vontade
do aluno na realização de atividades pedagógicas. A pesquisa de cunho qualitativo
busca ainda identificar o perfil desses alunos matriculados no sistema de ensino e a
maneira como os professores estão trabalhando a tecnologia dentro do currículo da
disciplina Matemática no dia a dia desses alunos. Assim, a pesquisa vem trazendo o
ensino híbrido como mais uma alternativa de metodologia de ensino que contemple o
envolvimento de toda escola na busca de trabalhar no aluno o estímulo, o raciocínio
lógico, o seu envolvimento no meio em que vive e também motivar o professor a
buscar um conhecimento dentro realidade de seus alunos. Discorre-se também sobre
a importância da formação continuada, os desafios do professor, a cibercultura nesse
processo de ensino. Nas considerações finais do trabalho, reúnem-se narrativas dos
professores que demonstraram motivos pelos quais a tecnologia ainda é desafiadora,
quando tentam inseri-las em seu planejamento devido a vários fatores que ainda
precisam ser melhorados, trabalhados e discutidos tanto pelos professores quanto
pela equipe gestora e pedagógica, e a um olhar mais sensível do sistema de ensino
em fomentar o uso da tecnologia no dia a dia do fazer docente.